quinta-feira, 3 de março de 2011

Plano de Curso de História 2011 3º série


DISCIPLINA:           HISTÓRIA               SÉRIE: 3a  MÉDIO    ANO LETIVO: 20101
TURNO: MANHà                          PROFESSOR:           RUI BEZERRA DA SILVA

I – OBJETIVOS GERAIS
-          Ampliar o conhecimento que o aluno tem do seu próprio mundo, por meio do estudo do passado da humanidade.
-          Demonstrar a dinâmica dos processos históricos.
-          Levar o aluno a adquirir uma prática sistemática de pesquisa e de consulta das fontes.
-          Desenvolver a capacidade de leitura e de escrita, bem como a capacitação analítica do aluno.
-          Estimular discussões em classe sobre o tema estudado.
-          Valorizar outras fontes de conhecimento, além da produção escrita.
-          Propiciar reflexões sobre conceitos específicos da área: tempo, espaço, cotidiano, cultura, sociedade, civilizações, tecnologia, trabalho, economia, poder e classes sociais.
-          Valorizar o trabalho interdisciplinar.
-          Desenvolver a argumentação crítica.
-          Considerar o aluno como produtor de conhecimento e promover o exercício da cidadania.

II – METODOLOGIA APLICADA

-          Aulas expositivas, utilizando materiais disponíveis como: quadro, giz, esquemas, gráficos, tabelas, fotografias, textos e outros materiais didáticos.
-          Deveremos também utilizar outras técnicas como demonstrações, dramatizações, experiências práticas, exposição de materiais, estudos de filmes e passeios.
-          Atividades extra-classe, através de visitas a museus e outros lugares como: parques, bibliotecas, construções e lugares históricos.
-          Pesquisas em mídias de internet, criação e comentários de blogs, vídeos e DVDs.

III – COMPETÊNCIAS

- Capacidade de operar com os conceitos básicos da História para análise e representação do Tempo em suas múltiplas dimensões.
- Domínio das linguagens próprias à análise histórica (historiográfica).
- Capacidade de compreender os processos de produção e reprodução social em suas múltiplas relações, com a Natureza e no âmbito da Sociedade, nas suas temporalidades.
Capacidade de:
• Operar com conceitos próprios à História Econômico-Social em suas relações com outros domínios da História.
• Distinguir as várias experiências vividas pelas sociedades em termos de sua sobrevivência (produção e reprodução).
• Compreender como as formações sociais se constituem. Com a complexidade de modos de produzir e consumir.
• Identificar, analisar e compreender as várias relações que envolvem o conceito de propriedade, bem como os vários tipos de propriedade vivenciados em diversas sociedades.
• Compreender os processos de produção e reprodução da exclusão social.
• Compreender e distinguir: as várias concepções de Tempo nas experiências históricas da Humanidade, relacionando- as com as noções atuais de Tempo.
• Compreender e distinguir as várias concepções de Trabalho nas experiências históricas da Humanidade, relacionando- as com as noções atuais de Trabalho.
• Relacionar conteúdos aprendidos no Eixo Temático com as suas experiências de vida.

IV – CONTEÚDOS/EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS

- Revisão sintética de assunto já abordado na 1ª e 2ª série
- A situação da mulher na Grécia Antiga; na Idade Média e na sociedade moderna; no Brasil e na Paraíba (em vários períodos históricos);
- A concepção da sexualidade em diversas sociedades e períodos históricos: Grécia Antiga, Idade Média (visão judaico-cristã) e na atualidade; no Brasil e na Paraíba em alguns momentos (período colonial e atualidade);
- O modo como eram tratados crianças, adolescentes e idosos em várias sociedades: Grécia Antiga, Idade Média, atualidade; Brasil colonial e Brasil/Paraíba atual
- A problemática das deficiências tratadas em várias sociedades: ex.: a perfeição física espartana; a eugenia nazista;
- As peculiaridades culturais de: palestinos, hebreus, negros e indígenas;
o Judaísmo, islamismo, paganismo, cristianismo; a diversidade religiosa no Brasil; a religiosidade na atualidade; a não religiosidade na atualidade (ateísmo);
- Liberalismo; socialismo;
- As diferenças regionais em um país; as diferenças entre países desenvolvidos e subdesenvoblvidos; (depois da 2ª Guerra Mundial); as diferenças entre os hemisférios Norte e Sul (na contemporaneidade).        A colonização na América e o Imperialismo na África e Ásia: o padrão civilizatório europeu ocidental: branco, cristão e masculino;
- A Globalização: a manutenção do padrão europeu ocidental e o padrão norte- americano;
- A desestruturação das sociedades indígenas pré-colombianas e das sociedades tribais africanas; a interrelação de culturas (o sincretismo) no Brasil; a inter-relação de culturas na Europa e nos Estados Unidos na atualidade;
- Racismo e Apartheid: Estados Unidos e África do Sul;
- Os preconceitos no Brasil contra negros, indígenas e classes populares;
- A resistência indígena na América pré-colombiana e no Brasil; a resistência dos escravos no Brasil;
- Judeus x cristãos; cristãos x pagãos ; cristãos x cristãos (católicos x protestantes); brancos x negros; brancos x índios;
- Guerras Nacionalistas (Iª e IIª Guerras Mundiais) e Guerra Ideológica (“Guerra Fria”, entre capitalistas e
comunistas) no mundo contemporâneo; a reiteração dos confrontos: judeus x palestinos (islâmicos); cristãos x islâmicos; o Terrorismo;
- Lutas contra o racismo e contra outras formas de discriminação; as políticas afirmativas de inclusão social no Brasil e na Paraíba;
- Ecumenismo;
- A luta multicultural do Fórum Social Mundial x o padrão cultural da Globalização.
- A atuação da ONU e do Brasil contra as discriminações e pela Inclusão: Conferências e Declarações Mundiais e Nacionais.

V – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
1o bimestre
1. O Homem como Ser Cultural
1.1. Vivência Humana e Cultura
1.2. Cultura e Identidade Social
1.3. Cultura, Diversidade Cultural e
Interculturalidade

2o bimestre
A Produção Histórica da Diversidade Cultural
2.1. Diversidade de Classe
2.2. Diversidade de Gênero
2.3. Diversidade de Orientação Sexual
2.4. Diversidade geracional
2.5. Diversidade por deficiência
2.6 Diversidade étnico-cultural
2.7. Diversidade religiosa
2.8 Diversidade ideológica
2.9. Diversidade territorial
 
3o bimestre
3. Encontros e Conflitos Culturais
3.1. Processos de hegemonia cultural
3.2. Processos de interculturalidade:
subordinação e circularidade cultural
3.3. Preconceito e discriminação;
resistência X hegemonia cultural
3.4. Intolerâncias e conflitos
3.5. A busca de diálogos interculturais

4o bimestre
Revisão geral de todo conteúdo do ensino médio

VI – AVALIAÇÃO

            Serão feitas através de provas escritas, elaboradas com questões subjetivas e questões objetivas, aplicadas conforme o calendário escolar preestabelecido.
            Serão avaliados também pela participação em trabalhos, pesquisas, experiências, assim como interesse, assiduidade e comportamento e ainda pelo desempenho nas atividades diárias.

VII – BIBLIOGRAFIA

ARRUDA, José Jobson. História Total Brasil: Antiguidade e Idade média. Ática. 2005.
CAMPOS, Flavio de; MIRANDA, Renan Garcia. A Escrita da História. Escala 2005.
FIGUEIRA, Divalte Garcia. História, Novo Ensino Médio. Ática.  2008.
MORAIS, José Geraldo Vinci de. Caminhos das Civilizações. Atual. 2008  
NEVES, Joana. História Geral. Saraiva. 2002

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