segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Diretoria da escola em transição

O diretor da escola que está concluindo a sua gestão já está fazendo a transição e no turno da manhã a professora Elizabete que assumirá como adjunta já está comandando algumas ações enquanto ainda dá suas últimas aulas aos atuais alunos. Desejamos todo sucesso aos novos gestores, que seus sonhos se realizem enquanto diretores e nossa escola seja uma escola que nos traga prazer e alegria de trabalhar. Aproveite e envie sua mensagem para os que saem a que fica e os que chegam.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Professores vão fazer paralização de advertência

Professores realizam Assembleia Geral e decidem cruzar os braços em março

Sexta, 18 de Fevereiro de 2011 19h30
Por Cecília Lima e Juliana Bandeira

Mais de 300 profissionais se reuniram na tarde desta sexta-feira, dia 18, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estados da Paraíba (Sintep) e votaram por uma paralisação geral, marcada para os dias 22 e 23 de março.
Foi elaborada uma lista de reivindicações para ser cumprida pelo Governo do Estado até o dia 25 de março. “Caso nossos apelos não sejam atendidos até essa data, entraremos em greve por tempo indeterminado”, afirmou Antônio Arruda, presidente do Sintep.
Entram nesta lista o pedido pela volta das gratificações de mais de 3 mil professores por tempo de serviço, o pagamento dos salários de janeiro e 1/3 das férias aos servidores pro-tempore e prestadores de serviço.
O Secretário da Administração do Estado, Gilberto Carneiro, lembrou que o Governo realizou o pagamento dos prestadores de serviço da Educação por meio de uma folha extra. "Os pro tempores da Educação recadastrados foram pagos em uma folha extra. Aqueles que trabalharam e não receberam, são orientados a procurar a Secretária de Educação para analisar o caso, já que pagamento foi baseado no recadastramento".
Gilberto explicou que a medida foi necessária para evitar que “fantasmas” recebessem. Segundo ele, no recadastramento, foram encontrados cerca de dois mil prestadores irregulares, que recebiam sem trabalhar.
A categoria pede ainda a nomeação imediata dos diretores eleitos das escolas estaduais e que o expediente do pessoal de apoio seja de 6 horas corridas. Esse último ponto promete gerar conflito, já que o governador já declarou não abrir mão de que todos os servidores trabalhem dois expedientes.
A administração garantiu que pretende manter o diálogo com os professores e chegar a um acordo para que a greve seja evitada. com relação à contratação de professores efetivos o secretário Gilberto Carneiro disse que há possibilidade do concurso em vigência ser prorrogado. "Existe atualmente um concurso público para professores, em vigência, que vencerá em março, mas a perspectiva é que seja prorrogado por mais dois anos. A nomeação respeitará a capacidade e necessidade de cada unidade de ensino".

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Para que estudar HISTÓRIA


Um dos objetivos da História é o de se estudar o passado, buscando as explicações para se entender o tempo histórico presente. E até quem sabe, apontar possíveis tendências para o futuro. Isso se deve pelo fato de que o homem, além de ser fruto do seu tempo, sabe e tem consciência de que o homem, enquanto indivíduo, vive em um preciso tempo histórico, em um determinado contexto social e num dado espaço físico-geográfico. Em síntese, o homem tem consciência de ser um ser histórico, temporal e finito. Ao historiador compete o estudo da forma de interagir desse homem com a natureza e com os outros homens. Ao perguntar: O quê? Quando? Por quê? Como? Para quê? Onde? Sobre o período histórico daquele homem (ou sociedade) abordado, o historiador vai entendendo melhor o passado e o seu presente. E que, a partir das suas observações e conclusões, possam apontar diretrizes, planejar melhor o futuro. São por causas dessas – e de outras perguntas ou interesses – que a História é, constantemente reescrita, reelaborada. Isso, porque cada época, cada sociedade histórica tem uma preocupação e questionamentos que a diferem de suas antecessoras.
Ao estudar a História, você vai adquirindo consciência da existência de forças transformadoras e dinâmicas dentro das sociedades. São forças que impedem uma sociedade de ser imutável. Você verá que tudo se transforma e tudo pode mudar. Seja no plano pessoal ou no coletivo, as pessoas estão sempre buscando a felicidade, a segurança e o bem estar.
É bom você saber que a História não é algo perfeito, pronto e acabado. Ela é produto de um processo que está sempre em desenvolvimento, em construção. É dinâmica! Está, constantemente, sendo reelaborada. Enfim, História é uma ciência que tem preocupação com o homem, com o seu trabalho, com a sua maneira de viver, com o seu relacionamento com os outros homens e com a natureza. Sempre objetivando compreender melhor o presente. É como disse Carlos Drummond de Andrade "O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente." A História é a ação transformadora dos homens em seu espaço social, em seu tempo.
Ao ter consciência histórica, consciência da dinâmica social, você será mais um capacitado a procurar entender o seu tempo, a sua época. Você terá mais condições de entender e participar das transformações da sua sociedade. Da busca de um mundo melhor e mais justo.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Iniciado o ano letivo de 2011

Com todas as dificuldades apresentadas pelo governo do Estado da Paraíba o ano letivo da Escola teve seu início nesta segunda feira com a presença maciça dos alunos e da equipe de professores efetivos. Foi realizado um belo acolhimento e apresentada uma escola renovada com pintura e um vasto material didático adquirido pela atual gestão através dos recursos do Mais Educação de PDE.
Com isso esperamos um ano repleto de sucesso acadêmico e social.
Sejam  todos bem vindos!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Início do ano letivo 2011

Dia 14 de fevereiro é a data de início das atividades docentes dos integrantes da Escola. Portanto preperem-se para um ano de muito estudo e aprendizado.