domingo, 22 de abril de 2012

Plano de curso da 1ª série Português


Objetivos
Conteúdo
Estratégias
Recursos
Avaliação
·         Treinar a leitura de textos de diversos gêneros.
·         Conduzir a percepção de uma compreensão das palavras no contexto.
·         Análise e reflexão da língua.
·         Observar a gramática no texto.
·         Desenvolver a habilidade da leitura.
·         Analisar a estrutura linguístico-discursiva.
·         Desenvolver as habilidades de apreciação da estética nos textos.
·         Identificar as figuras de linguagem.
·         Prática da linguagem e produção textual.
·         Conceitos de prosa e verso.
·         Gêneros literários.
·         Figuras de linguagem.
·         Linguagem oral.
·         O gênero crônica.
·         A situação de enunciação.
·         O humanismo e o surgimento do teatro em Portugal.
·         Os componentes orais da língua.
·         A designação e o substantivo.
·         Poesia no humanismo.
·         Poesia no classicismo.
·         Advérbios e locuções adverbiais

·         Aula expo-sitivo-dialogada
·         Leitura e interpretação de texto.
·         Exercícios de fixação.
·         Produção textual
·         Exibição de imagens, filmes, etc.
·         Músicas.
·         Quadro branco
·         Marcador para quadro branco
·         Data-show.
·         Livros didáticos e paradidáticos.
·         Textos diversos
·         Som portátil
·         Aparelho de DVD.
·         Elaboração de trabalhos.
·         Avaliação contínua (exercícios, participação em aula, comportamento etc.)
·         Produção textual
·         Avaliação escrita, individual e sem pesquisa.
·         Avaliação em forma de simulado.
·         Seminários.

Escola Estadual de Ensino Médio Liliosa de Paiva Leite
Professor(a): Jackeline Bandeira
Disciplina: Língua Portuguesa


Plano de curso 2012 – 1º ano

Plano de Curso 2012 – 1º ano ( continuação)
Objetivos
Conteúdos
Estratégias
Recursos
Avaliações
·         Treinar a leitura de textos de diversos gêneros.
·         Conduzir a percepção de uma compreensão das palavras no contexto.
·         Análise e reflexão da língua.
·         Observar a gramática no texto.
·         Desenvolver a habilidade da leitura.
·         Analisar a estrutura linguístico-discursiva
·         Identificar a diferença entre a narrativa e o relato.
·         Identificar figuras de linguagem.

  • A diferença em-tre a narrativa e o relato.
  • O léxico e o sentido das palavras.
  • Homonímia e Paronímia.
  • Gênero notícia.
  • A polissemia, a ambiguidade e o campo lexical.
  • O cordel.
  • Artigo de opinião.
  • Barroco
  • Verbo (modo)
·         Aula expo-sitivo-dialogada
·         Leitura e interpretação de texto.
·         Exercícios orientados.
·         Produção textual.
·         Apresentação de slides

·         Quadro branco
·         Marcador para quadro branco
·         Data-show.
·         Livros didáticos e paradidáticos.
·         Textos diversos

·         Elaboração de trabalhos.
·         Avaliação contínua (exercícios, participação em aula, comportamento etc.)
·         Produção textual
·         Avaliação escrita, individual e sem pesquisa.
·         Avaliação em forma de simulado.
·         Seminários.







Nenhum comentário:

Postar um comentário