quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Atenção jovens para essa notícia de emprego

O governador Ricardo Coutinho assinou nesta quarta-feira (29) o protocolo de intenções com a Empresa de Contact Center A e C para a instalação de duas unidades de atendimento de call center em João Pessoa e Campina Grande. Serão abertas mais de seis mil vagas - 3.800 na Capital e 2.500 em Campina.
Segundo o presidente da empresa da AeC, Alexandre Moreira, a Paraíba foi escolhida após uma avaliação na educação, formação de mão de obra, tecnologia e o apoio do Governo na qualificação dos profissionais.
Quanto a seu efetivo de pessoal, o foco da AeC são os jovens com idade de 18 a 24 anos. As funções a serem contratadas são várias. Só na área de telemarketing, para cada 20 atendentes, a empresa vai precisar de um supervisor.
A cada 20 supervisores, um coordenador. A cada quatro coordenadores, um gerente de área. O Call Center ainda terá as funções administrativas. Para cada uma delas, os critérios são diferenciados, como escolaridade e habilidades específicas.
A jornada de trabalho dos atendentes é de seis horas diárias, com remuneração inicial de um salário mínimo, além de benefícios. Em João Pessoa e Campina Grande, o recrutamento está sendo feito pela unidade municipal do Sistema Nacional de Empregos (Sine).
Na Capital, serão dez mil pessoas recrutadas para concorrer às vagas.
Quem tiver segundo grau completo e conhecimentos básicos de informática está apto a se inscrever.

Da redação, com Secom PB

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Fotos do acolhimento no Liliosa 27/02/12










Em clima de muita alegria e descontração aconteceu o acolhimento dos alunos do Liliosa nesta manhã do dia 27 de fevereiro, a direção e os professores deram as boas vindas e explicação do ProEMI. Em um clima bastante descontraído, mas com muita firmeza foram dados os primeiros passos para o novo ano letivo. Ressaltando-se que a disciplina e o respeito devem ser a tônica da convivência entre todos que fazem a Escola.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Parabéns Natanael

É realmente digno de aplausos e admiração mais essa conquisata de Natanael, agora é aluno aprovado no processo seletinvo do IFPB e vai dar início ao seu curso superior. Esse jovem apesar da limitação física consegue superar qualquer barreira, vitima de uma enfermidade na infância perdeu movimentos do corpo mas jamais se deixou abater com as dificuldade, contando com o apoio da família consegue superar mais uma barreira depois de tantas vencidas.
Natanael cursou o ensino médio no Liliosa e sampre foi admirado por todos por sua capaciade intelectual e sua força para estudar. Aqui fica registrada a felicidade de todos, especialmente desse professor que sempre acreditou no seu potencial.
Parabéns Natanael!

Professores do Liliosa.

Tudo pronto no Liliosa




Aconteceu nesta quinta e sexta feira 23 e 24 de fevereiro o planejamento de preparação para início do ano letivo na Liliosa, está definido o ProEMI como programa de ensino na escola que funcionará em tempo integral (manhã e tarde) para os alunos matriculados no turno diurno. A escola servirá dois lanches e um almoço para todos os alunos que terão nove aulas de segunda a quinta feira e quatro aulas na sexta feira. O programa consite em reestruturar o curriculo escolar acrescentando a carga horária para no mínimo 3000 horas/aulas para todo curso do ensino médio. Teremos três macrocampos obrigatórios (Acompanhamento pedagógico/Pesquisa e iniciação científica/Leitura e letramento) e mais três de cinco possibilidades sugeridas.
Portando nesta segunda feira estaremos acolhendo os alunos e fazendo a explicação do funcionamento. 
Acompanhado das modificações no currículo e na carga horário estaremos instruindo e estabelecendo novas regras de convicência no ambiente escolar que servirá para todo corpo docente e discente (professores e alunos). 
Então nesta segunda feira esperamos o encontro para o início dessa nova jornada.

Aluno Liliosa, seja bem vindo para o ProEMI! 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Carta de uma paraibana para Ricardo Coutinho


Oi Ricardo,
Aqui quem te escreve é uma dos 1.079.164 eleitores paraibanos que votou em você nas últimas eleições.

Na verdade mesmo eu não votei em você.
Eu votei no projeto que você me apresentou ao longo da campanha e na sua passagem pela Assembleia Legislativa. Não posso dizer que também tomei como referência a sua administração em João Pessoa porque não moro na capital e você sabe que quando a gente não vive a realidade não tem muitas condições de avaliar corretamente, então preferi não me guiar pelas notícias e comentários plantados pelos dois lados nessa imprensa velha e podre da Paraíba e usei apenas a sua atuação que de fato tinha a ver comigo, que foi quando você se apresentou como o Deputado Estadual mais atuante de sua legislatura e, principalmente, como um cara sempre disposto a defender o mais fraco diante do poder repressivo do mais forte e a lutar pela garantia de direitos conquistados por trabalhadores e instituições.
Vibrei muito com a sua ascensão ao poder.
Já estava cansada da alternância Cunha Lima/Maranhão onde sempre as mesmas pessoas ocupavam o poder e nós, o povo, continuávamos sempre em último plano.

Comecei a me decepcionar com você quando o vi abrir mão do seu papel constitucional de responsável pela saúde da gente para contratar uma empresa de outro estado para assumir a sua função na administração do hospital mais importante do estado. Sei que estava difícil dialogar com a classe dos médicos, mas você já parou pra pensar que o diálogo era impossível graças à SUA intransigência? Afinal, o trauma sempre funcionou e em alguns momentos prestou serviços de ótima qualidade sem que fosse necessário o governador da época bater pino em relação à sua responsabilidade.

Pense bem, Ricardo, se você disse que ia resolver o problema da saúde na Paraíba quem tem que resolver é VOCÊ e não uma empresa que não tem compromisso nenhum com a população e trabalha apenas com foco no lucro e no tratamento ostensivo aos servidores. Tenho bom senso e admito que depois da mudança o serviço melhorou e isso interessa, de fato, à população, mas você também tem que admitir que abrindo mão do seu papel você não tem mérito nenhum, afinal você apenas se declarou publicamente incompetente para fazer o que mais deve saber fazer um governante: negociar.


Negociar, definitivamente, não é uma palavra à qual você seja muito chegado meu velho, mas eu não posso reclamar disso, pois a intransigência marca sua vida política desde o começo e eu já a conhecia muito bem. O problema é que como no começo a sua intransigência estava a nosso serviço ela era uma qualidade. Hoje ela é o seu maior defeito e a gente não merece culpa por isso, afinal a gente achava que a sua prioridade era defender o povo e não ser intransigente, independente de quem ganhasse ou perdesse com isso. Grande equívoco o nosso.


Já vi que o teu negócio é ser murrinha mesmo e o povo que se lasque. Se for funcionário público aí que se lasca com força.


Que é isso heim? É trauma, é?


E aquela briga com o Sindifisco? O que foi aquilo, Ricardo?


Hitler deve ter vibrado lá nos quintos com a forma como você tratou os caras que enchem o seu caixa todo mês pra você poder fazer caixa pra campanha de outubro. Pra que aquilo de ficar dizendo que a galera ganha muito e tal? E você queria o que, que eles ganhassem salário de miséria e vivessem mendigando propinas pelas estradas, desfalcando o cofre ao invés de enchê-lo? Para um cara ligado em gestão tem horas em que você é tão burrinho. Brincadeira! Eu sei que de burro você só tem os chifres. Já me disseram que aquilo é a tal da DESINFORMAÇÃO e que você adora usá-la contra seus oponentes, tentando transformá-los em pessoas indignas diante da população para que nós, o povo, nos viremos contra eles. O problema é que sempre que você faz isso a parcela mais esclarecida da população entende perfeitamente a sua intenção e a parcela menos esclarecida fica sem entender nada, porque o seu discurso é tão surreal que termina ficando incompreensível. Só a sua galera entende e deve te dar altos tapinhas nas costas elogiando seu lado estrategista.


Essa turma tá te botando a perder, Ricardo, e você, iludido até a medula, ainda não notou...


Tu já visse a mistureba que tá tua equipe? Tem o pior dos governos Cássio e Maranhão e ainda o rebotalho do teu secretariado na prefeitura. Deve ser complicado equalizar os interesses desse povo, até porque eles devem passar o tempo todo tentando fazer tua cabeça uns contra os outros e todos contra quem não for do “esquema”.


Mas rapaz, tanta gente boa que te acompanhava no início da tua carreira...


Gente da universidade, dos movimentos sociais, dos sindicatos. Cadê esse povo, Ricardo? Eu sei que tem uns que você acomodou do jeito que deu e passou um cala-boca, mas você já notou que o resto continua onde estava naquele tempo e todos os discursos continuam os mesmos? Só o governo é que mudou – ou não. Agora o ditador, insensível, traiçoeiro e vingativo é você. Pra você ver como as coisas são, não é?


E essa história de fechar escola, heim? Onde foi que tu arranjasse essa moda? Nas tuas andanças por Cuba eu sei que não foi!


De segurança eu nem falo contigo. Minha maior decepção nesse teu governo, viu? Porque, fora a saúde, nas outras áreas a gente ainda vai levando, mas na segurança tem gente morrendo todo dia graças à tua intransigência, rapaz!


Bota a mão na consciência e toma uma atitude, homem!


Tu sabe que a responsabilidade é tua por um monte de mortes e não faz nada, Ricardo?


Sinceramente, se eu fosse tu não conseguia dormir em paz não, meu amigo.


E agora, como se fosse pouco, me aparece essa tua confusão com a UEPB. Pense numa briga que tu não devia ter inventado!


Rapaz, não tem uma pessoa nesse estado que ache a UEPB nem mais ou menos ruim não. Muito pelo contrário. Em Campina a universidade é adorada pela população. Todo mundo tem orgulho de dizer que a UEPB depois da autonomia ficou muito melhor do que a UFCG! Nas outras cidades, a UEPB é considerada um presente de Deus, Ricardo. Gera conhecimento, gera renda, gera cultura, gera VIDA! Até em João Pessoa, onde a UEPB não tinha essa moral toda, o povo já tá querendo um bem danado e todo mundo mordido com esses cortes, porque aí vai ficar com está - se não encolher - e não tem mais como crescer.


Aí tu inventa de cortar o dinheiro do povo, numa história mal contada da moléstia e ainda faz a besteira de ficar falando em 3% e comparando com a USP?


Sinceramente, mago, burro tu não é, mas mais inteligente tu já fosse, e muito!


Agora me diga uma coisa: tudo isso só porque a danada da reitora é candidata a prefeita? E o que tem isso demais? Tu vive lançando secretário que ninguém conhece pra prefeitura de João Pessoa e bancando as candidaturas na mídia oficial com dinheiro do governo e vem dizer que a mulher lá tá usando o dinheiro que tu dá pra se promover? E tu já visse algum outdoor com foto dela em algum lugar? E ela pagando pra aparecer em programa de TV ou de rádio? Não precisa provar, basta dizer que já ouviu falar...


“Homi”, tu tá é emprenhando pelos ouvidos e comendo a corda de um povo de Campina que tem é medo dela porque sabe que na hora que ela mostrar a cara na campanha não vai precisar de comprar ninguém e basta apresentar a história e as propostas que o povo vai saber quem ela é.


E tem mais, tu sabe muito bem que se ela não fosse pro segundo turno o candidato que ela ia apoiar era o teu, não sabe?


Me diz uma coisa, Ricardo, isso é inveja, é?


Rapaz, tu já passou dessa fase, mago.


Vai cuidar do teu governo que tá caindo pelas tabelas, bota gente competente de verdade nessas secretarias e tenta lembrar do começo da tua história, de como tu pensava e agia, que ainda dá tempo de botar o trem nos trilhos e fazer as pazes com a população.


Sério mesmo, Ricardo, se a eleição fosse hoje, do jeito que tu tá queimado, não ia ter nem 300 mil votos, visse?
Já estão até falando em impeachment e tu sabe muito bem que do jeito que a classe política tá “satisfeita” contigo, pra o gordinho te passar a perna é ligeiro...

Se cuida, mago. Até a próxima!
Beijos,
Ana Valentina Silva

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Palavra de Dom Robinson Cavalcanti sobre o carnaval

Estudantes já podem se inscrever em lista de espera do ProUni

Estudantes já podem se inscrever em lista de espera do ProUni 

A partir de hoje (22), os estudantes que se inscreveram para disputar uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) e não conseguiram o benefício podem se cadastrar na lista de espera. O instrumento será usado pelas instituições de ensino para preencher as bolsas que tenham sobrado.

Os estudantes devem acessar o site do programa e clicar na opção “manifestar interesse na lista de espera”. O prazo se encerra sexta-feira (24). Nesta edição, o ProUni ofereceu 194 mil bolsas de estudo e mais de 1,2 milhão de alunos candidataram-se para receber o benefício.

Para participar do ProUni, é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter estudado em colégio particular com bolsa integral.

As bolsas integrais são destinadas àqueles com renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. Já o benefício parcial pode ser pleiteado por quem tem renda familiar per capita de até três salários mínimos.


Agencia Brasil

Governo implanta Ensino Médio Inovador em 37 escolas e beneficia 20 mil alunos

Aproximadamente 20 mil alunos do Ensino Médio de 37 escolas estaduais contarão, a partir deste ano, com mais uma modalidade de ensino. O Programa Ensino Médio Inovador (Proemi) será implementado em 32 municípios localizados nas 14 Gerências Regionais de Educação (GREs). “O Ensino Médio Inovador pretende dar mais qualidade ao ensino, mesclando com novos conteúdos, novas perspectivas e metodologias”, explicou o secretário de Estado da Educação, Afonso Celso Scocuglia.
Com a implantação do Proemi, o Governo do Estado adota componentes inovadores para garantir mais sustentabilidade das políticas públicas educacionais, com a incorporação de uma nova organização curricular a partir dos eixos que constituem essa modalidade de ensino: trabalho, tecnologia, ciência e cultura. Segundo Scocuglia, esta é mais uma opção dentro do Ensino Médio, que pretende combater a evasão escolar, e dar uma nova visão e outra identidade a esse ensino.
Como funciona
As 37 escolas que integram o Proemi no Estado são exclusivamente do Ensino Médio e vão funcionar com aula de 60 minutos. O estudante permanecerá mais tempo na escola, com um horário de sete horas aula/dia (entra às 7h e sai às 16h30), exceto na sexta-feira, dia em que haverá aula só no turno da manhã. Os alunos recebem o almoço e dois lanches na escola. Para isso, são destinadas duas horas e 30 minutos.
Os professores integrantes do projeto terão carga horária de 40 horas semanais de efetivo exercício, sendo 20 horas de atividade em sala de aula e 20 horas de estudo, formação e planejamento.
O Proemi destaca a aprendizagem criativa, a valorização da leitura, a articulação teoria/prática, a metodologia da problematização, o desenvolvimento da capacidade de aprender, a iniciação científica, a interdisciplinaridade, a contextualização do conhecimento, elementos presentes nas Diretrizes e Orientações Curriculares Nacionais e nos Referenciais para o Ensino Médio do Estado da Paraíba.
O programa foi instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação. Além das disciplinas do ensino regular, o projeto oferece dois macrocampos que devem compor obrigatoriamente a proposta curricular da escola: Acompanhamento Pedagógico e Iniciação Científica e Pesquisa. Na Paraíba, está sendo apresentado o terceiro macrocampo que é Leitura e Letramento.
O currículo regular do Ensino Médio é formado por cinco áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias composto pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Educação Física e Arte; Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química); Matemática e suas Tecnologias (Matemática); Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Arte Diversificada (Língua Inglesa e Espanhola), além dos macrocampos que fazem parte do Proemi.
Da Secom-PB

sábado, 18 de fevereiro de 2012

ProEMI garantido no Liliosa

O governo está decidido e não vai modificar seus planos de incluir o ProEMI no Liliosa. Em reunião nesta última sexta feira com a direção da escola bateu o martelo e dará início ao ano letivo na próxima quinta feira (23/02) em tempo integral para os alunos. A equipe pedagógica não está definida, mas teremos a dfinição no dia 23.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Projeto isenta estudantes pobres da taxa do vestibular

Estudantes provenientes de famílias pobres e que recebem benefícios de programas sociais poderão ter isenção de taxas de inscrição nos processos seletivos de ingresso em cursos de instituições federais de educação superior. A medida consta do projeto de lei da Câmara (PLC 62/11), que obteve, nesta terça-feira (14), parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A proposição será ainda examinada, terminativamente , pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).


Segundo subemenda apresentada pelo relator da matéria, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), será assegurada isenção total das taxas ao candidato que comprovar, cumulativamente, ser membro de família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola privada; e possuir renda familiar per capita igual ou inferior a um 1,5 salário mínimo. A isenção poderá ainda ser concedida ao estudante membro de família que receba Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.


Em seu voto favorável, o relator observa que a cobrança de taxas de inscrição nos processos seletivos de ingresso em instituições federais de ensino superior pode reduzir a procura dos cursos oferecidos.


- As taxas de inscrição impedem a realização do direito de acesso às oportunidades educacionais, diminuindo, em consequência, a democratização da educação superior - alertou Aloysio Nunes.


O senador Wellington Dias (PT-PI) apoiou a proposta, lembrando que o país ainda conta com uma "sociedade desigual" e que muitas famílias ainda não podem pagar as taxas de inscrição dos processos seletivos. Da mesma forma, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) elogiou o texto adotado pelo relator, que, a seu ver, deixou claro quem terá direito à isenção das taxas.

Agência  Senado

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PorEMI em risco no Liliosa

Em reunião nesta segunda feira na escola, os professores da Liliosa de Paiva Leite decidiram que com gratificação oferecida pela SEC atrávés do governador Ricardo Coutinho, não estão dispostos a dar início ao Programa de Ensino Médio Inovador. Além da questão salarial foi colocada todas as condições estruturais para exercer um programa da envergadura do ProEMI.
O diretor da escola protamente levou as ponderações dos professores que aguardam a resposta da reunião do diretor com a gerente regional da 1ª região de ensino e coordenação pedagógica do ensino médio do Estado da Paraíba.
Enquanto isso fica o impasse em relação ao planejamento pedagógido do ano letivo e até a mesmo a confirmação o seu início marcado para o dia 23 próximo.

Governador abre ano letivo nesta segunda-feira em João Pessoa

O governador Ricardo Coutinho abrirá oficialmente as atividades do ano letivo no período diurno nesta segunda-feira (13), em todo o Estado. A solenidade ocorrerá às 14h, na Escola Estadual Papa Paulo VI, no bairro de Cruz das Armas, na Capital. Em Campina Grande, o evento ocorrerá na Escola Solon de Lucena, no Centro, e contará com a presença do vice-governador Rômulo Gouveia. A abertura oficial acontecerá em uma escola de cada uma das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), e será denominado o “Dia da Acolhida”. No horário noturno, as aulas iniciaram na quarta-feira (8).
Durante o evento, serão entregues nas duas escolas 80 netbooks para os professores que participaram no ano passado do curso Educador Digital, marcando a entrega simbólica dos 3.700 computadores a professores de 100 escolas do Estado que integraram o projeto. Os demais educadores receberão os equipamentos na sequência. Para este projeto, foram investidos aproximadamente R$ 4 milhões. O curso foi uma ação do Plano de Gestão “Paraíba Faz Educação”, composto por 33 projetos ainda em realização.
Na solenidade, os alunos receberão, de forma simbólica, fardamento composto por duas camisetas e o kit escolar formado por cadernos de matérias e de desenho,canetas, lápis grafite, borracha, mochila, régua, transferidor, compasso, garrafa para água, lápis de cor e hidrocor, tinta, tesoura, cola, apontadores, entre outros. Foram adquiridas mais de 800 mil camisas, um investimento de mais de R$ 9 milhões feito pelo Governo do Estado, que também investiu aproximadamente R$ 24 milhões em kits escolares para serem distribuídos neste mês de fevereiro com os alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Entre as novidades para o início do ano letivo de 2012, estão a entrega de 81 ônibus escolares, a implementação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) em 15 escolas localizadas nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) da rede estadual de ensino e a expansão do Programa Mais Educação (escola em tempo integral no Ensino Fundamental), passando de 239 escolas, em 2011, para 477 neste ano.  Outra novidade na rede estadual é a implantação do Ensino Médio Inovador em 37 escolas. Os alunos passarão sete horas diárias na escola e terão maior aproveitamento.
Distribuição de material esportivo
Com o objetivo de reativar a prática da Educação Física na rede estadual, a Gerência Operacional de Desporto Escolar (Gode), da Secretaria de Estado da Educação (SEE) distribuirá às escolas da rede, no início do ano letivo, um kit de material esportivo composto por bolas de futebol, voleibol, basquetebol, handebol feminino e masculino, de futsal, rede de voleibol, traves, cesta de basquetebol, corda de nylon, corda elástica, cabo de aço, cones, medicine Ball (2kg) e coletes. O Governo do Estado investiu cerca de R$ 2,7 milhões na aquisição do material.
A SEE recomenda que, no “Dia da Acolhida”, a escola convide a comunidade para receber os alunos e compartilhar as atividades educativas que foram planejadas para o ano letivo. “O dia da acolhida será um dia em que esperamos que não apenas os alunos, mas seus familiares e a comunidade também compareçam à escola, pois essa interação é fundamental. Nesse dia, a escola estará de portas abertas a todos. Essa é a nossa forma de dizer, sejam bem-vindos e de desejar a todos um ano de muita aprendizagem e de trocas”, orientou a secretária executiva da Educação, Márcia Lucena.
Foram oferecidas 403.591 vagas para as 804 escolas da rede estadual de ensino. A novidade, em 2012, é que estão sendo oferecidas mais 36 mil vagas no Ensino Médio, passando de 120 mil vagas, em 2011, para 156 mil vagas este ano. De acordo com dados do Censo Escolar/ 2011, foram matriculados 367.591 mil alunos na rede estadual. O calendário escolar terá 204 dias letivos para o turno diurno e 212 para o turno noturno, divididos em quatro bimestres.
Da Secom-PB

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Reunião de Professores

A direção da Escola Estadual Liliosa de Paiva Leite está convidando todos os professores efetivos da escola do turno diurno para uma reunião nesta segunda feira dia 13 de fevereiro as 08:00 horas. Na pauta apresentação da proposta para o ProEMI e a proposta salarial da SEC/Governo do Estado. 
É importante a participação de todos, pois o for decidido definirá a participação dos professores no projeto.
Não faltem!

Atenção professores