sexta-feira, 27 de abril de 2012

Filhote de beija-flor. coisa linda de se ver

Avaliação 1º bimestre de história da 2ª série corrigida




Escola Esatual Liliosa de Paiva Leite

Avaliação do 1º bimestre de História – Prof. Rui - 2ª Série
Aluno: ____________________________________ nota: __________

 
1a) Assinale as frases que explicam o funcionamento das bandeiras e missões no Brasil:
a . (x) As bandeiras de apresamento foram criadas para capturar índios e escravizá-los.
b . (  ) As bandeiras paulistas foram mal sucedidas, pois muitos índios aprisionados eram soltos pelos padres depois.
c . (x) As missões contribuíram para a colonização do interior, por ser bem sucedidas em suas atividades.
d. ( x) As missões além de ensinarem a atividade agrícola, ensinavam os índios a ser grandes comerciantes.

2a) Assinale à alternativa incorreta sobre como funcionava as monções no Brasil.
a . (X) Serviram para abastecer as áreas de garimpo no interior do Brasil.
b. ( ) Desbravaram as matas e florestas, com homens armados, abrindo estradas.
c. (X) As monções evoluíram para frotas de comércio anuais, reunindo muitas embarcações.
3a) Faça a correspondência:
  1. Bandeiras   (2) Utilizaram-se dos rios.
  2. Monções    (1) Foram criadas para aprisionar os índios
  3. Missões      (4) Local onde se desenvolveu a mineração
  4. Minas         (3) Reduções para catequizar índios
4a) Marque V para as frases verdadeiras e F para as frases falsas:
(F) Por causa das riquezas da floresta amazônica, a região Norte era extremamente cobiçada por colonos da França, Inglaterra e Holanda.
(F) O Brasil não teve problemas nas suas fronteiras, pois seus limites foram logo bem definidos.
(V) Nas missões os padres utilizaram os índios para coletarem produtos naturais, conhecidos como drogas do sertão.

Leia o texto abaixo e responda a questão 5:
“Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho. Sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter engenho. Por isso, é necessário comprar a cada ano alguns escravos e reparti-los pelas roças e demais locais de serviço.
Uns escravos chegam ao Brasil muito rudes e fechados e assim continuam por toda a vida. Outros, em poucos anos, ficam ladinos e espertos. Aprendem a doutrina cristã, constroem barcos, levam recados e fazem qualquer trabalho. As mulheres escravas trabalham com a foice e a enxada, como os homens.
Os escravos, que desde novos trabalham numa única fazenda, não é bom que os retirem porque facilmente se entristecem e morrem.” [...].
ANTONIL
Cultura e opulência do Brasil, 1711.
5a) “Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho”. Qual o sentido dessa frase? Como o autor justifica sua afirmação?
R. Devido ao sistema escravista o uso da mão-de-obra do negro africano utilizado como escravo no Brasil tornou os proprietários de engenho e senhores poderosos da sociedade colonial dependentes destes trabalhadores.
6a) Assinale as frases que explicam o funcionamento da economia e da sociedade açucareira:
a. (X) Portugal implantou no Brasil a produção açucareira em latifúndios com trabalho escravo.
b. (X) A sociedade colonial era patriarcal, e os senhores de engenho detinham todo poder sobre a família.
c. ( ) Os escravos eram considerados simples mercadorias e não tinham nenhum di. reito, nem à vida.
d. ( ) A instalação de um engenho não exigia muito capital, pois os lucros das vendas cobriam todas as despesas.

7a) Assinale a alternativa incorreta sobre como funcionava o sistema colonial no Brasil.
a. (  ) Os latifundiários dependiam da importação de artigos europeus.
b.( ) O açúcar era exportado para Portugal; e o fumo era trocado, na África, por escravos negros.
c.(X) A maior parte da população americana era extremamente rica.
8a) Faça a correspondência:
  1. Casa-grande  (2) Ficava bem perto da casa-grande
  2. Capela          (1) Residência do senhor
  3. Senzala         (4) Local onde se fabricava o açúcar
  4. Engenho        (3) Residência dos escravos
9a) Marque V para as frases verdadeiras e F para as frases falsas:
(V) No final do século XVI, o governo francês intensificou seus esforços para se instalar na América.
(V) A Holanda tentou controlar as áreas produtivas de açúcar, no Nordeste brasileiro.
(F) Para se estabelecerem no local, os franceses atacaram e mataram os índios potiguares.

10a) Quanto tempo durou o domínio holandês no Brasil? E quais sua principais ações?

R. Durou 24 anos (1630-1654), realizou ações importantes como o financiamento da produção de açúcar para os senhores de engenho em dificuldades do  Nordeste, reubanizou  e investiu nas cidades de Recife, Olinda, Frederica trazendo grandes inovações, praticou a tolerância religiosa e trouxe artistas para incentivar a cultura na região.

domingo, 22 de abril de 2012

Plano de curso da 1ª série Português


Objetivos
Conteúdo
Estratégias
Recursos
Avaliação
·         Treinar a leitura de textos de diversos gêneros.
·         Conduzir a percepção de uma compreensão das palavras no contexto.
·         Análise e reflexão da língua.
·         Observar a gramática no texto.
·         Desenvolver a habilidade da leitura.
·         Analisar a estrutura linguístico-discursiva.
·         Desenvolver as habilidades de apreciação da estética nos textos.
·         Identificar as figuras de linguagem.
·         Prática da linguagem e produção textual.
·         Conceitos de prosa e verso.
·         Gêneros literários.
·         Figuras de linguagem.
·         Linguagem oral.
·         O gênero crônica.
·         A situação de enunciação.
·         O humanismo e o surgimento do teatro em Portugal.
·         Os componentes orais da língua.
·         A designação e o substantivo.
·         Poesia no humanismo.
·         Poesia no classicismo.
·         Advérbios e locuções adverbiais

·         Aula expo-sitivo-dialogada
·         Leitura e interpretação de texto.
·         Exercícios de fixação.
·         Produção textual
·         Exibição de imagens, filmes, etc.
·         Músicas.
·         Quadro branco
·         Marcador para quadro branco
·         Data-show.
·         Livros didáticos e paradidáticos.
·         Textos diversos
·         Som portátil
·         Aparelho de DVD.
·         Elaboração de trabalhos.
·         Avaliação contínua (exercícios, participação em aula, comportamento etc.)
·         Produção textual
·         Avaliação escrita, individual e sem pesquisa.
·         Avaliação em forma de simulado.
·         Seminários.

Escola Estadual de Ensino Médio Liliosa de Paiva Leite
Professor(a): Jackeline Bandeira
Disciplina: Língua Portuguesa


Plano de curso 2012 – 1º ano

Plano de Curso 2012 – 1º ano ( continuação)
Objetivos
Conteúdos
Estratégias
Recursos
Avaliações
·         Treinar a leitura de textos de diversos gêneros.
·         Conduzir a percepção de uma compreensão das palavras no contexto.
·         Análise e reflexão da língua.
·         Observar a gramática no texto.
·         Desenvolver a habilidade da leitura.
·         Analisar a estrutura linguístico-discursiva
·         Identificar a diferença entre a narrativa e o relato.
·         Identificar figuras de linguagem.

  • A diferença em-tre a narrativa e o relato.
  • O léxico e o sentido das palavras.
  • Homonímia e Paronímia.
  • Gênero notícia.
  • A polissemia, a ambiguidade e o campo lexical.
  • O cordel.
  • Artigo de opinião.
  • Barroco
  • Verbo (modo)
·         Aula expo-sitivo-dialogada
·         Leitura e interpretação de texto.
·         Exercícios orientados.
·         Produção textual.
·         Apresentação de slides

·         Quadro branco
·         Marcador para quadro branco
·         Data-show.
·         Livros didáticos e paradidáticos.
·         Textos diversos

·         Elaboração de trabalhos.
·         Avaliação contínua (exercícios, participação em aula, comportamento etc.)
·         Produção textual
·         Avaliação escrita, individual e sem pesquisa.
·         Avaliação em forma de simulado.
·         Seminários.







Plano de Curso de Biologia 1ª série


Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª Liliosa de P. Leite
Educadora: Suely de Oliveira Pereira
PLANO DE ENSINO DE BIOLOGIA – 1ª SÉRIE- 2012

OBJETIVO GERAL: Proporcionar condições ao aluno para usar o conhecimento científico na discussão e interpretação de fatos do cotidiano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
1º Bimestre
* Conhecer as características dos seres vivos
* Compreender o funcionamento dos seres vivos e a interdependência das interações dos mesmos com o meio físico
* Relacionar os níveis de organização, as interações ecológicas e as evidências de origem da vida
* Relacionar os Biomas, incluindo os principais ecossistemas brasileiros.
* Introdução à Biologia
* Características gerais dos seres vivos
* Níveis de organização de Biologia
* hipóteses sobre a origem da vida e a Terra primitiva
* Ecologia
* Estrutura dos ecossistemas e fluxo de energia
* Ciclos biogeoquímicos
* Relações ecológicas
* Sucessões Ecológicas.
* Estudo de textos
* Estudo dirigido
* Aula prática no laboratório
* Aula com uso de retroprojetor
* Aula expositiva
* Estudo de textos
* Estudo dirigido
* Aula prática no laboratório
* Aula com uso de retroprojetor
* Aula expositiva
·        Resolução das questões propostas para avaliar o aprendizado
·        Participação em grupo de estudo
·        Verificação da aprendizagem com questões discursivas e subjetivas
·        Resolução das questões propostas para avaliar o aprendizado
·        Participação em grupo de estudo
·        Verificação da aprendizagem com questões discursivas e subjetivas



2º Bimestre
* Reconhecer a Célula como unidade estrutural e fisiológica da vida e compreender a organização celular
* Citologia
* Célula procariótica e eucariótica
* Envoltórios celulares (membrana e parede celular), estrutura e funções.
Citoplasma e núcleo, estrutura e funções.
Estudo de textos
* Estudo dirigido
* Aula prática no laboratório de Ciências
* Aula com uso de retroprojetor e data show
* Aula expositiva
·        Resolução das questões propostas para avaliar o aprendizado
·        Participação em grupo de estudo
·        Verificação da aprendizagem com questões discursivas e subjetivas
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
3º Bimestre
Compreender os processos de divisão celular e associá-los ao desenvolvimento embrionário.

Divisão celular
- Mitose
-Meiose
Reprodução e desenvolvimento
Tipos de reprodução e ciclo de vida
Estudo de textos
Estudo dirigido
Aula prática no laboratório de informática
Aula com uso de data show
Aula expositiva
Resolução das questões propostas para avaliar o aprendizado
Participação em grupo de estudo
Verificação da aprendizagem com questões discursivas e subjetivas
4º Bimestre
Ter conhecimento das doenças sexualmente transmissíveis e sua prevenção
Compreender as etapas de desenvolvimento embrionários.
Comparar a organização e funcionamento de diferentes células.
-Gametogênese e fecundação;
-DST;
Desenvolvimento embrionário;
-Anexos embrionários;
-Diversidade celular e tipos de tecidos.
Estudo de textos
Estudo dirigido
Aula prática no laboratório de Ciências
Aula com uso de retroprojetor
Aula expositiva
Resolução das questões propostas para avaliar o aprendizado
Participação em grupo de estudo
Verificação da aprendizagem com questões discursivas e subjetivas






quinta-feira, 19 de abril de 2012

Primeiro Bimestre escolar

Estamos chegando no período final do primeiro bimestre na Escola Liliosa, os professores estão realizando os últimos exercícios de avaliação do currículo normal (matemática, português, biologia, qúimica, física, geografia, história, inglês, artes). O prazo para conclusão das médias nas cadernetas (diários) dos professores é dia 04 de maio. Após a conclusão destas avaliações estaremos elaborando o boletim individual dos alunos que serão entregues pessoalmente aos pais em uma reunião por turma de ensino a partir do dia 14 de maio. Neste momento faremos uma avaliação da escola, dos alunos juntamente comos pais.
Após está data está previsto o início das atividades emtempo integral com as novas disciplinas, Acompanhmanto Pedagógico, Iniciação Científica, Leitura e Letramento, Participação Estudantil, Cultura e Arte, Cultura Corporal e Comiunicação e Uso de Mídias.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

GOVERNO DO ESTADO TRAI O MAGISTÉRIO ESTADUAL


- Rasga o nosso Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCRM)
- Reajuste do valor do Piso Salarial Nacional (proporcional a jornada de 30 horas semanais), 
alcançando 
apenas os níveis I e II da Classe A (Polivalente). Pela Medida Provisória nº 199 de 29 de mar 
assessores.A categoria repudia esse ato de extremo RETROCESSO. As nossas progressões 
verticais e horizontais
 foram ignoradas, desrespeitadas! O Plano de Carreira do Magistério Estadual foi rasgado.
Veja as tabelas: Janeiro e Março (abaixo)
1ª Tabela-Janeiro- Com o reajuste de 10% em relação ao mês de dezembro, já paga;
2ªTabela- Março- Com o Piso Salarial Nacional (proporcional às 30 horas semanais) atualizado, 
pela Medida Provisória, nos níveis I e II, da Classe A (para R$ 1.088,26). As demais 
Classes permancem com os mesmos valores do mês de janeiro, a que está em vigência;
3ªTabela- Como deveria ser em março respeitando-se as progressões verticais e horizontais. 
Tem que ser cumprida!