quinta-feira, 28 de junho de 2012

Inscrições no Prouni do 2º semestre estão abertas; veja como participar


Inscrições no Prouni do 2º semestre estão abertas; veja como participar

O Ministério da Educação abriu, na manhã desta quinta-feira (28), as inscrições para o processo seletivo do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site oficial do programa. Podem participar todos os estudantes que tenham feito a edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se encaixem nos critérios sócio-econômicos estipulados pelo MEC.

O Prouni é o programa do governo federal criado em 2004 para oferecer bolsas integrais ou parciais de 50% ou 25% em universidades particulares do Brasil a estudantes de baixa renda.

As inscrições vão até a segunda-feira (2). A primeira chamada será realizada na quinta-feira (5), e os candidatos aprovados devem comprovar a documentação junto às instituições de ensino superior para efetivar a matrícula entre os dias 5 e 13 de julho.

A segunda chamada será divulgada no dia 20, com comprovação das informações entre os dias 20 e 26. Os candidatos que não forem convocados nas duas primeiras chamadas podem optar por participar da lista de espera entre os dias 2 e 4 de agosto. A convocação de candidatos na lista de espera terá início no dia 7 de agosto.

Inscrições

Para participar do Prouni, os candidatos deverão fazer a inscrição, que é gratuita, no site do Prouni, inserindo o número de inscrição do Enem 2011 e o CPF. Cada candidato poderá escolher até duas opções de cursos. É possível escolher qualquer curso em qualquer instituição. Porém, é preciso observar as exigências específicas de cada curso (alguns têm requisitos a mais, como licença piloto privado, no caso do curso de ciências aeronáuticas).

O sistema divulgará, diariamente, a nota de corte de cada curso, e o candidato poderá fazer alterações na sua inscrição até o prazo final. O Prouni considerará, para a seleção, apenas a última alteração realizada.

Requisitos

De acordo com o Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro de 2012). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866, em janeiro) por pessoa. Além de ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

Aos educadores!

Aos educadores!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Deputados aprovam investimento de 10% do PIB em educação no Plano Nacional

Os deputados da comissão especial de análise do PNE (Plano Nacional de Educação) aprovaram nesta terça-feira (26) um destaque que determina investimento direto de, no mínimo, 10% do PIB (Produto Interno Bruto) em educação até final da vigência do plano, em 2020. Antes disso, em cinco anos, esse percentual deverá ser de, no mínimo, 7%. Atualmente, o país aplica 5,1% do PIB em educação.

 O texto, aprovado por unanimidade na comissão, segue para o Senado assim que os últimos destaques forem votados. 

 Com o movimento pró-10% da comissão, Vanhoni desistiu da redação original e decidiu acompanhar a decisão dos deputados. “Os 10% viraram, e são hoje, uma bandeira política da sociedade brasileira, em função do problemas que a educação tem”, disse.

 A emenda alterou o texto-base do relator Angelo Vanhoni (PT-PR). A redação original, aprovada no dia 13, previa 8% com um gatilho que poderia elevar o percentual para 10%. O texto aprovado hoje retira qualquer condição para os 10%. 

 Mais cedo, a comissão já havia aprovado a antecipação da meta de equiparação salarial de professores aos profissionais com a mesma escolaridade. O texto original previa o cumprimento até o final do plano; com a votação de hoje, esse prazo caiu para até o sexto ano do PNE.

Roda Viva - Muniz Sodré - 25/06/2012 - assistam!

Calma colegas!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

MP apura atuação de prestadores de serviço não qualificados em escolas e creches estaduais

O Ministério Público da Paraíba instaurou inquérito civil público para apurar a atuação de prestadores de serviço não qualificados que são contratados pela Secretaria de Educação do Estado para trabalharem em escolas e creches da Capital.

Segundo a promotora de Justiça Fabiana Lobo, o MP tem registrado reclamações contra profissionais que exercem cargos sem a qualificação necessária, que cometem  maus-tratos e até violência sexual.

Como parte da investigação, a Promotoria requisitou do secretário de Educação, Harrison Targino, no prazo de 10 dias, informações sobre os critérios utilizados para a contratação de prestadores de serviço para as escolas e creches públicas estaduais; se há análise do currículo e dos antecedentes criminais do contratado e qual o órgão que supervisiona a atuação dos prestadores de serviço no interior das escolas e creches estaduais.

Denúncias

 A promotora informou que um prestador de serviço foi indiciado, no início do mês, pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra Infância e Juventude da Capital, em razão da prática de abuso sexual cometido, no primeiro semestre de 2012, no interior de Creche Estadual da Capital contra criança de 02 anos de idade.

Fabiana Lobo ressaltou que este prestador já havia cometido maus-tratos contra outra criança no interior da mesma creche e que já foi exonerado pelo Estado.

“Há outras denúncias formuladas na Promotoria da Educação sobre a existência de prestadores de serviço não qualificados exercendo seus contratos temporários em escolas e creches públicas estaduais. Como exemplo, tem-se a reclamação quanto a  prestador de serviço com postura inadequada, ingressando com arma branca em escola estadual da Capital”, disse a promotora.

Outra reclamação foi formulada pela direção de escola estadual de João Pessoa quanto ao  exercício do cargo de secretária escolar por pessoa sem o ensino médio completo, em prejuízo do andamento dos trabalhos pedagógicos.


Arraiá da Escola Liliosa I -Mais um pouquinho


Candidatos podem verificar primeira chamada do Sisu a partir de hoje


Candidatos podem verificar primeira chamada do Sisu a partir de hoje 

Os candidatos inscritos no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do segundo semestre de 2012 podem consultar a primeira chamada a partir dessa segunda-feira (25). O resultado deve ser consultado no Boletim de Acompanhamento, no site www.sisu.mec.gov.br, nas instituições participantes ou na central de atendimento do MEC (Ministério da Educação), por meio do telefone 0800-616161.


São 642.878 candidatos inscritos para disputar as mais de 30 mil vagas oferecidas em todo o país. A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) foi a instituição mais procurada, com 152.196 inscrições. As inscrições acabaram na última sexta-feira (22).


Os selecionados em primeira chamada terão entre os dias 29 de junho e 9 de julho para efetuar a matrículas nas instituições onde foram aprovados. Com a greve de professores e servidores das universidades federais, o período, que antes era de apenas dois dias úteis, foi ampliado para que os alunos tenham mais tempo e não corram o risco de perder a vaga.


Uma segunda chamada está prevista para 13 de julho. Quem não for selecionado em nenhuma das duas chamadas poderá participar de uma lista de espera que será utilizada pelas instituições para preencher vagas remanescentes. O candidato interessado em participar da lista de espera deverá fazer essa opção no próprio site do Sisu entre os dias 13 e 19 de julho.


Para participar do Sisu, os candidatos precisavam ter feito o Enem 2011 e ter nota maior do que zero na redação. Segundo o MEC, algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos.


Agência Brasil

Para nossa alegria (Liliosa de paiva leite) Farra no intervalo do almoço

Arraiá da Escola Liliosa

Governo convoca professores de filosofia, sociologia e ciência sociais

Governo convoca professores de filosofia, sociologia e ciência sociais

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial dessa quarta-feira (20) o edital de convocação dos candidatos aprovados no concurso público para professores com habilitação em licenciatura plena em Sociologia, Ciências Sociais e Filosofia.

A publicação traz a lista com o número da inscrição de cada candidato, o nome completo, a nota final e da avaliação de título, e a classificação, por habilitação e por cidade. O edital pode ser acessado através do link http://static.paraiba.pb.gov.br/2012/06/EDITAL-DE-CONVOC.TAC-MAGIS.SOC_.FILOSOF.07-local-aprovado-ORDEM-ALFA.pdf

O concurso público foi realizado em 2008, oferecendo 252 vagas para Filosofia, e mais 252 vagas para Sociologia ou Ciência Sociais. O edital publicado nessa quarta-feira (20) concluiu o processo de convocação dos aprovados no Concurso homologado pela Portaria nº 098/GS/Sead do Edital de abertura nº 01/2008/Sead/SEEC. 

De acordo com item 3.4 do Edital de Abertura, os aprovados receberão da Secretaria da Administração designação do local de trabalho, desde que remanescendo vagas na disciplina, em outro município que não seja da inscrição, obedecendo a ordem de classificação.

A nomeação destes professores de educação básica 3 do Magistério Estadual deve sair nos próximos dias. Em seguida, eles terão 30 dias para tomar posse na Secretaria da Administração, que funciona no III bloco do Centro Administrativo, em Jaguaribe. Os aprovados devem procurar o Setor de Posse, no 3º andar.

sábado, 23 de junho de 2012

Governo lança PBVest 2012 com 6 mil vagas

Governo lança PBVest 2012 com 6 mil vagas  

O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou nesta sexta-feira (22) o edital de inscrições do Projeto Pré-Vestibular Social do Governo do Estado da Paraíba (PBVest). As inscrições poderão ser realizadas a partir desta segunda-feira (25) até o 6 de julho pelo site www.pbvest.pb.gov.br.


Este ano estão sendo oferecidas seis mil vagas para alunos que estão cursando a 3ª série do Ensino Médio em escola pública ou que tenha concluído o Ensino Médio em escola pública do Estado da Paraíba.


O candidato deverá informar no ato da inscrição obrigatoriamente número de RG e CPF e optar pelo município em que pretende fazer o curso. As aulas ocorrerão aos sábados no período de 21 de julho a 27 de outubro em horário integral.


Além do número de vagas, que aumentou de 5 mil para 6 mil neste ano em relação a 2011, e do número de municípios atendidos que passou de 23 para 28, outra novidade do curso é que as aulas serão online, com a presença de monitores nas salas para sanar as eventuais dúvidas dos alunos sobre os conteúdos apresentados.


Onde – O curso será oferecido nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Araruna, Cuité, Itabaiana, Alagoa Nova, Picuí, Nova Floresta, Serra Branca, Monteiro, Patos, Água Branca, Juru, Princesa Isabel, Pombal, Itaporanga, Catolé do Rocha, Sousa, Cajazeiras e Cruz do Espírito Santo, Mamanguape, Pedras de Fogo, Sumé, Alagoa Grande, Taperoá e Piancó.


De acordo com o secretário de Estado da Educação Harrison Targino, o curso objetiva reforçar e ampliar os conhecimentos dos alunos das escolas da rede pública de ensino e egressos do Estado da Paraíba, que concorrerão às vagas dos cursos de graduação através de exame vestibular ou de outros processos seletivos.


Selecionados – A matrícula dos candidatos selecionados será realizada nos dias 9 e 10 de julho, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na unidade educacional em que irá cursar o PBVest. Os retardatários farão suas matrículas no dia 11 de julho no mesmo local e horário. No dia seguinte (12), será feita a chamada dos alunos que estão na lista de espera para preenchimento das vagas remanescentes através de e-mail, e no dia 13 estes alunos farão a matrícula nos locais escolhidos para assistir as aulas.


Material didático – Os alunos receberão quatro módulos impressos durante o curso. Segundo o coordenador do PBVest, professor Américo Falcone, o material foi totalmente renovado e direcionado para o conteúdo aplicado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  



Secom-PB

Assembleia Legislativa aprova por unanimidade emenda à MP 196

Na manhã desta quarta-feira, 20, foi votada a emenda à Medida Provisória 196 na Assembleia Legislativa, os 31 deputados presentes votaram a favor da emenda que garante os reajustes salariais de acordo com as progressões verticais e horizontais determinadas pelo Plano de Cargos Carreira e Remuneração do magistério público.

 O líder do governo na AL, deputado Hérvázio Bezerra tentou atrelar a votação da emenda à votação de um empréstimo para a CAGEPA, e até mesmo obstruir a pauta de votação, mas o plenário foi contrário.

 Com a aprovação da AL a MP com a emenda passa a ser lei, mas o governador ainda pode vetar a emenda, o que pode significar uma nova votação em plenário, mas com o resultado unanime a probabilidade de uma nova votação ter resultado diferente é muito pequena.

 A presença massiva da categoria nas galerias da Assembleia Legislativa foi decisiva para conquistar a aprovação, é desta maneira que o SINTEP-PB segue defendendo os interesses e os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em educação da Paraíba.

  Fonte: SINTEP-PB

Imagens do Arraiá da EscolaLiliosa
















segunda-feira, 18 de junho de 2012

Pense nisto!


 

Neste país a Educação perde de goleada para o futebol. Somos os primeiros a reclamar quando nosso time não vence, logo elegemos culpados pelas derrotas, condenamos o técnico, somos capazes até mesmo de protestar quando nossos jogadores não jogam com raça e determinação. Não é a toa que somos o País do futebol. Mas será que não poderíamos também ser o País da Educação?


Foto: Neste país a Educação perde de goleada para o futebol. Somos os primeiros a reclamar quando nosso time não vence, logo elegemos culpados pelas derrotas, condenamos o técnico, somos capazes até mesmo de protestar quando nossos jogadores não jogam com raça e determinação. Não é a toa que somos o País do futebol. Mas será que não poderíamos também ser o País da Educação?

sábado, 16 de junho de 2012

Enem Edição deste ano bate recorde de inscrições, com 6,4 milhões de candidatos

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 chegaram a 6.497.466 candidatos, um recorde comparado ao número de inscritos da edição de 2011. Foram 275.769  inscrições a mais. O processo foi encerrado às 23h59 desta sexta-feira, 15 e aberto em 28 de maio. São Paulo (1.068.517), Minas Gerais (723.644), Rio de Janeiro (474.046), Bahia (458.101) e Rio Grande do Sul (394.641) são as unidades da federação com maior número de inscritos.


Feita apenas pela internet, a inscrição será confirmada após o pagamento da taxa de R$ 35, até o dia 20 próximo, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples. Aluno de escola pública que esteja concluindo o ensino médio e se declarar integrante de família de baixa renda está liberado do pagamento. O pedido de isenção deve ser feito no momento da inscrição, também pela internet.


As provas serão aplicadas em 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da Federação, a partir das 13 horas (de Brasília). No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação.

A divulgação do gabarito oficial, como estabelece o edital do exame, está prevista para 7 de novembro. O resultado final estará disponível para os estudantes a partir de 28 de dezembro.

Esqueça tudo. Pense nisso: surrupiaram recursos da Educação




0
     

Uma característica curiosa do condomínio que desgoverna o Estado se observa no Palácio da Redenção. O corrupto está sempre nos outros prédios, mas bem próximo do governador Ricardo Coutinho (PSB).
Aconteceu algo diferente na Secretaria de Educação. O governador deu um chute no “bumbum” do então secretário Fernando Abath. Trouxe da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) o professor Afonso Scocuglia para o lugar de Abath.
Portanto, Scocuglia é apadrinhado do governador socialista. Foi ele que supostamente superfaturou kits escolares, adquiridos por um valor sete vezes maior dos valores pagos ao governo de São Paulo. A denúncia veio à boca do palco através do advogado Gilvan Freire.
Em sua coluna, Gilvan denunciou o sobpreço. O malfeito ganhou a rua e merece uma reação da população. É que ninguém ver nenhuma ação do Judiciário, do Ministério Público ou da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional da Paraíba.
A cabeça de Scocuglia foi à badeja até então ninguém sabia por quê! Agora, tudo está sabendo. O governador Ricardo o tirou da secretária de uma hora para outra, mas nomeou-o assessor do governo.
Esperto, não quis perder Scocuglia de vista. Segundo o advogado Gilvan Freire, ex-deputado, o ex-secretário está endinheirado.
Com a cabeça apartada do corpo, Scocuglia pode ter enxergado que poderia entrar na jaula do leão. Seu padrinho não teve coragem e trouxe para próximo de si. Como quem diz assim: “estamos todos em casa, no mesmo barco...”.
O malfeito tem explicação pra tudo. Eis a versão de Scocuglia:
“Em primeiro lugar, os kits escolares em tela não são similares aos adquiridos pela Secretaria de Educação de São Paulo. Tem muitas diferenças e foram adquiridos para as especificidades e singularidades da rede estadual paraibana. Tem diferenças de qualidade de cada item e de quantidade que, infelizmente, a matéria não contempla. Além disso, existem inúmeros tipos de kits que respeitam sempre às singularidades dos alunos de cada uma das 12 séries que compõem da educação básica!
Obviamente, o Sr. Sabe que existem muitos tipos de mochilas, de cadernos, de lápis, de tesouras, enfim, existe uma imensa variedade na qualidade e na quantidade dos ítens que podem compor um kit escolar. Quando elencamos o preço de uma caixa de lápis, por exemplo, precisamos saber de que marca são os lápis, quantos existem em cada caixa, quais são os usos previstos para os mesmos, qual a garantia da sua durabilidade etc. Do mesmo modo, procedemos para todas as dezenas de itens diferentes recebidos por cada aluno das diferentes  séries escolares. Até a “costumização” dos ítens de cada um dos tipos diferentes de kits escolares influencia os respectivos preços.
Em segundo lugar, no nosso caso, o preço final inclui o armazenamento dos materiais dos kits, sua confecção enquanto kit, as respectivas embalagens, o transporte e a entrega dos mesmos, um a um, em cada uma das 1036 escolas dos 223 municípios da Paraíba.
Por outro lado, enquanto a nossa Secretaria adquiriu aproximadamente 200.000 kits a de São Paulo adquiriu 4.500.000 kits, ou seja, comprou 22,5 vezes a mais. Obviamente este fato, além das muitas diferenças de quantidade e qualidade de cada item, provoca redução no preço total.
Considere-se, ainda, como a sua matéria reproduziu, que o preço real do kit paulista é R$115,00. Isso sem considerar transporte, armazenamento e confecção como foi o nosso caso.
Ademais, todo o processo formal de aquisição foi realizado na mais estrita observância dos preceitos legais inerentes à administração pública, de acordo com as exigências dos órgãos controladores internos e externos ao Governo do Estado.
Lamento o fato de não sermos ouvidos para esclarecer esta falsa denúncia que nos parece gerada por pessoas que foram contrariadas pela forma absolutamente criteriosa e honesta pela qual sempre tratamos os bens públicos na gestão da Secretaria de Educação. Lamento também a pressa com que a matéria foi produzida sem que houvesse tempo para maiores averiguações. Tal procedimento corre sempre o risco, como o caso em tela, de falsear a verdade e reproduzir interesses inescrupulosos de alguns empresários e comerciantes contrariados pela nossa lisura.”

Fonte: Blog do Marconi Ferreira


Praia de Tambaú antes do "Hotel Tambaú". Que maravilha!

Nosso país precisa criar vergonha na cara!

Acompanhar lição de casa do filho facilita o aprendizado


Segundo a psicóloga Cláudia Valéria, supervisora do Ensino Fundamental I, no Colégio Motiva, os adultos devem acompanhar os momentos da lição de casa das crianças até que elas criem autonomia suficiente para gerenciar sozinhos, a vida de estudante. “Além do trabalho realizado na escola, os filhos precisam do suporte dos familiares para desenvolver, gradualmente, uma postura de estudante”, afirmou.

A supervisora alerta que parece simples acompanhar a escolaridade das crianças pelas atividades que elas costumam levar para casa, mas nem sempre é assim. “Muitas vezes, é no momento de realização das tarefas que surgem conflitos, trazendo inquietação e ansiedade para pais e os filhos. O importante é ensiná-los a desenvolver segurança e autoconfiança para executar as atividades, de maneira que, muito em breve, eles as farão sozinhos”, explicou.

Antes de adquirir convencionalmente a leitura e a escrita não há o que contestar: a criança necessita que um adulto leia os enunciados para ela. Entretanto, ler é importante, mas deve-se tentar deixar que o estudante descubra o que deve fazer, estimulando-o, não fazendo por ele a tarefa.

“As atividades são feitas considerando o aluno em questão, portanto, os pais não devem subestimar a inteligência dos filhos. Caso haja alguma dúvida, deve-se ajudar na compreensão do que for preciso, sempre com a intenção de levá-las a pensar sozinhas”, completou Cláudia.

A psicóloga frisa que os exemplos e ensinamentos dos adultos ajudam os alunos a conquistar a independência com responsabilidade. “A família pode orientar com relação a organização da mochila, a manter um horário regular de estudo, supervisionando o acesso a TV, computadores e celulares e auxiliá-los a reflexão e autoavaliação sobre suas produções”, disse Cláudia.

 

Confira abaixo algumas dicas do que fazer e como fazer para melhor orientar os filhos:

 

Melhor horário

O melhor horário para o estudo é o que a criança esteja mais disposta, ou seja, sem sono ou fome. Também é importante definir o mesmo horário todos os dias, para que a criança se acostume com essa rotina.

Cuidados com o ambiente

O local de estudo pode ser uma mesa no quarto, na sala ou na cozinha, mas longe do sofá e da cama. Estabeleça que a lição seja feita sempre no mesmo lugar, onde não existam reforçadores concorrentes como TV ligada, som, videogame ou alguém brincando ao lado.

É importante acompanhar

Outro ponto importante para que a criança sinta prazer em fazer a lição de casa é ter alguém que a auxilie, para que esse momento seja agradável. Pode ser a mãe ou o pai.

Erros são aceitos

Também é legal que a criança tenha a possibilidade de errar e acertar. Não critique demais os erros dos pequenos, pois eles são necessários para que a criança aprenda o certo. Seja carinhoso, explique com paciência. Lembre-se de elogiar quando ela acertar.

Atenção para dificuldades de aprendizado

Os pais devem ficar atentos quando, mesmo com todos os métodos seguidos, a criança não consiga se concentrar. Não aprenda com os erros, nem por exclusão, dedução ou entendimento. Se isso acontecer é importante pedir uma atenção para a escola e para profissionais especializados para ver se está tudo certo com seu pequeno.

Para as mães que trabalham fora

Caso a mãe ou o pai não possam acompanhar quando a criança faz a lição, é importante definir o local e o horário e retomar o que foi feito no momento em que chegar a sua casa. Tente perceber se a lição foi feita com dedicação.

Por Alina Rafaela Da Ascom do Colégio Motiva

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Governo certifica 4 usinas de cana da Paraíba por melhorar suas práticas trabalhistas

Quatro empresas de cana de açúcar da Paraíba serão agraciadas no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (14), às 11 horas, pela Presidente Dilma Roussef, com o Selo “Empresa Compromissada”, concedido pela Comissão Nacional de Diálogo e Avaliação do Compromisso Nacional às empresas do setor consideradas cumpridoras de todas as boas práticas empresariais e trabalhistas.

“O país vai saber que na Paraíba não existe mais o uso de trabalho escravo ou degradante na cadeia produtiva do setor sucroenergético”, afirmou Edmundo Coelho Barbosa, presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool e do Açúcar da Paraíba (SINDALCOOL/PB).

As empresas paraibanas, que durante todo o ano passado foram auditadas e aprovadas segundo as regras estabelecidas no Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar, são as seguintes: Japungu Agroindustrial (Santa Rita), Monte Alegre (Mamanguape), Miriri Alimentos e Bionergia (Santa Rita) e Giasa –LDC SEV (Pedras de Fogo).

De acordo com Edmundo Barbosa, o selo foi criado para identificar e reconhecer positivamente a empresa, por suas ações em benefício do trabalhador manual na cana-de-açúcar. Sua concessão, segundo o Presidente do Sindalcool/PB, visa estimular a ética positiva, ou seja, as boas práticas empresariais, e não confere à empresa que o recebe qualquer vantagem no âmbito governamental ou comercial.

Ainda de acordo com Edmundo Barbosa, este reconhecimento, durante o evento da Conferência Rio + 20, sinaliza para o mundo que “aqui no Brasil é possível conciliar crescimento econômico, inclusão social e proteção ambiental”.  Segundo ele, a maior parte do setor já vinha tratando tema com seriedade, mas sempre houve contestação por parte da comunidade internacional. “Não poderia ter momento mais adequado para o setor produtivo dar esta resposta de comprometimento com a melhoria das condições de trabalho das pessoas e disseminar as melhores práticas trabalhistas e ambientais”, completou.

Hoje o setor sucroenergético da Paraíba emprega aproximadamente 60 mil trabalhadores diretos e indiretos e 25% da safra, é feita através da mecanização. “O nosso maior gargalo é a qualificação profissional dos nossos trabalhadores”, alertou Barbosa, que cobra medidas para elevar a competitividade da indústria de etanol e a redução de impostos cobrados sobre os investimentos para a ampliação da produção de álcool.

O certificado é fruto do compromisso nacional para aperfeiçoar as condições de trabalho no setor sucroalcooleiro assinado em junho de 2009 após negociações entre o governo, empresas e sindicalistas. A adesão das empresas é voluntária, e o selo é concedido depois de as empresas passarem por auditorias independentes. Caso a empresa deixe de cumprir o acordo, o certificado pode ser cassado por uma comissão criada para monitorar o assunto. O compromisso visa ainda garantir o uso de equipamentos de segurança e promover a qualificação dos trabalhadores que atuam no cultivo da cana.

Processo de Certificação
Conforme a Resolução nº 1, de 23/05/2012, que dispõe sobre o mecanismo de reconhecimento das empresas, o processo de outorga do Selo é iniciado com requerimento da empresa de cana-de-açúcar à Comissão Nacional de Diálogo e Avaliação do Compromisso, que avalia o pedido com base em um relatório de verificação produzido por auditoria independente, para saber se todos os itens acordados no Compromisso estão sendo cumpridos pela empresa solicitante. A outorga ocorre após aprovação unânime dos membros presentes à reunião da Comissão.

Apenas a unidade empresarial agraciada pode usar o Selo, sendo vedada sua utilização pelo grupo econômico a que ela pertença ou por outra unidade empresarial do mesmo grupo. Caso a empresa detentora do Selo descumpra o Compromisso, ela poderá perder o direito de utilizá-lo junto à sua imagem, em seus produtos e em seus materiais corporativos.

O Compromisso Nacional da Cana-de-Açúcar será prorrogado até abril de 2013. Nessa nova etapa, além de dar continuidade à implementação das diretrizes já acordadas, a Comissão Nacional de Diálogo e Avaliação pretende negociar novas medidas que visem aprimorar ainda mais as condições dos trabalhadores. “Trata-se de um processo de evolução, mas já pudemos notar melhorias importantes na relação entre trabalhadores e empresas, desde que o Compromisso começou a ser implementado”, resume o assessor especial José Lopez Feijóo, que coordena o assunto no âmbito da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar – O Compromisso foi firmado pelo governo federal e entidades de trabalhadores e de empresários do setor sucroenergético em junho de 2009, após um processo de diálogo iniciado em 2008. Esse acordo é integrado por diversas iniciativas, tais como a garantia das empresas em contratar diretamente os trabalhadores, eliminando a figura do atravessador ou “gato”; a transparência na aferição da produção; e medidas voltadas para a promoção da saúde e da segurança dos trabalhadores. Por parte do governo federal, o Compromisso prevê a implementação de políticas públicas relativas à educação, saúde e geração de emprego e renda, entre outras ações.

Ariano Suassuna completa 82 anos neste sábado


Autor dos célebres Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, Ariano Vilar Suassuna, completa 82 anos neste sábado (16). Ele é um dos mais importantes dramaturgo, romancista e poeta brasileiros.

Ariano Suassuna

Ariano nasceu em 16 de junho de 1927, em João Pessoa, num dia de Corpus Christi. Na época a cidade ainda se chamava Parahyba.

Ariano é um defensor militante da cultura do Nordeste. Ele é o único paraibano que pode dizer que nasceu dentro do Palácio da Redenção. No dia do seu nascimento, a procissão de Corpus Christi fez uma parada em frente do Palácio do Governo do Estado.

Ariano viveu os primeiros anos de sua vida no Sítio Acauã, no Sertão da Paraíba.

Ariano Suassuna

Aos três anos de idade (1930), Ariano passou por um dos momentos mais complicados de sua vida com o assassinato de seu pai, João Urbano Pessoa de Vasconcellos Suassuna (1886-1930), no Rio de Janeiro, por motivos políticos, durante a Revolução de 1930, o que obrigou sua mãe, Rita de Cássia Vilar, a levar toda a família a morar na cidade de Taperoá, no Cariri paraibano.

Ainda em Taperoá, Ariano teve conhecimento da morte do seu pai, que ocorreu dentro da cadeia de eventos que sucederam e estavam ligados à morte de João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, e, como produto destes acontecimentos, sua família precisou fazer várias peregrinações para diferentes cidades, a fim de fugir das represálias dos grupos políticos opositores ao seu falecido pai.

De 1933 a 1937, Ariano residiu em Taperoá, onde fez seus primeiros estudos e assistiu pela primeira vez a uma peça de mamulengos e a um desafio de viola, cujo caráter de “improvisação” seria uma das marcas registradas também da sua produção teatral."

Em 2002, Ariano Suassuna foi tema de enredo do Império Serrano, no carnaval carioca; em 2008, foi novamente tema de enredo, desta vez da escola de samba Mancha Verde no carnaval paulista.

Terminam nesta sexta-feira inscrições para o Enem 2012


Terminam às 23h59 desta sexta-feira (15) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. No último balanço, divulgado na terça-feira (12) pelo Ministério da Educação (MEC), 109.259 paraibanos já haviam feito a inscrição. Em todo o Brasil, o número de inscritos chegou a 4.023.816.


As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. Para se inscrever, é preciso pagar, até o dia 20 de junho, uma taxa no valor de R$ 35. Os candidatos devem informar os números do CPF e do documento de identidade, além de um endereço de e-mail e um número de celular válido.


Para quem está concluindo o ensino médio, é possível fazer o exame para conseguir o certificado de conclusão. Nesse caso, o aluno deverá informar o nome da escola onde estuda, que deverá fornecer o documento ao final do processo. Mas atenção: só quem tirar pontuação mínima de 450 na prova poderá pegar o certificado.

Os demais candidatos poderão usar a nota do Enem para concorrer a vagas do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que reúne as oportunidades oferecidas pelas universidades do País que usam o Enem como forma de ingresso.

O cartão de confirmação da inscrição, onde é informado o local de prova, será enviado aos inscritos pelo correio e também estará disponível pela internet após o término das inscrições.

Prova

As áreas de conhecimento exigidas pelo exame continuam as mesmas:

Ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia
Ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia
Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação
Matemática e suas tecnologias: matemática

A aplicação das provas também seguirá o mesmo cronograma da edição passada, sendo que no primeiro dia serão as provas das áreas de ciências e no segundo dia a redação e os testes das duas áreas restantes. Serão 45 questões objetivas para cada uma das áreas de conhecimento.

Os gabaritos deverão ser divulgados até três dias após a aplicação da última prova. O resultado final do Enem será anunciado em 28 de dezembro.