terça-feira, 31 de julho de 2012

Para refletir

Inscrições abertas para cursos na Funesc

Inscrições abertas para cursos na Funesc 

 Os cursos de espanhol, inglês, alemão e francês oferecidos pela Fundação Espaço Cultural  da Paraíba estão com inscrições abertas. As aulas já começam nesta semana, mas como ainda há vagas, a diretoria da fundação prorrogou as inscrições até atingir o número máximo de alunos. As inscrições para o curso de teatro também estão abertas até o dia 7 de agosto, data que começam as aulas. Até agora, 120 pessoas fizeram a inscrição para concorrer a uma das 60 vagas oferecidas.

Para quem pretende aprender algum idioma, a matrícula e a mensalidade custam R$ 60 cada. Já o curso de teatro, ministrado pelo teatrólogo Roberto Cartaxo, é gratuito, e como muitas pessoas se inscreveram, a coordenadoria de artes cênicas da Funesc informa o critério da renda para selecionar os alunos. "Iremos abraçar o maior número de alunos possível, porém, os interessados já ultrapassam o dobro da nossa capacidade. Vamos dar prioridade aos alunos que não têm condição financeira de pagar um curso, mas é preciso compromisso da parte de quem for selecionado, para não tirar a vaga de quem realmente quer estudar teatro”, esclareceu o coordenador de artes cênicas, Humberto Lopes.

As matrículas podem ser feitas na Divisão de Cursos da Funesc, localizada na sede da Fundação - rampa 1, sala 14. Para os cursos de idiomas, há um limite de 12 vagas por turma, com carga horária de uma aula por semana com duração de duas horas cada. Para o curso de alemão, são duas aulas semanais, com duração de uma hora e meia cada. As matrículas para cada curso se encerram com o preenchimento das vagas oferecidas.

Para o curso de espanhol, são oferecidos horários nos turnos da tarde e à noite, com opções de turmas às terças e quintas nos níveis I, II e IV, com o professor Tarcísio de Oliveira. Já francês tem apenas duas opções de turmas à tarde, com aulas às segundas-feiras nos níveis I e II, com a professora Gilmara Castor. Para o curso de alemão são oferecidas turmas às segundas e quartas, nos níveis I, II e III sob comando da professora Fátima Kuhn. Para a língua inglesa, há alternativas para turmas adultas nos níveis I, II, IV com o professor Leonardo.

Para saber horários disponíveis das turmas os interessados devem procurar a divisão de cursos pessoalmente ou pelo telefone 3211-6247.

Serviço:

Cursos: inglês, alemão, espanhol, francês

Preço: R$ 60

Cursos gratuitos: Teatro (com Roberto Cartaxo)

Período de inscrição: até encerrarem as vagas

Horário de matrícula: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h30

Local de matrícula: Divisão de Cursos da Funesc, rampa 1, sala 14

Informações: (83) 3211- 6247

segunda-feira, 30 de julho de 2012

MEC lança guia sobre a redação do Enem 2012

Manual traz redações de candidatos que conseguiram nota máxima em 2011. Saiba quais são as mudanças na correção do texto

Alunos realizam simulado do Enem
Provas do Enem acontecem nos dias 3 e 4 de novembro (Letícia Moreira/Folhapress)
O governo federal lançou, nesta segunda-feira, um guia de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Com 48 páginas, ele traz informações sobre os novos critérios de correção do texto da prova (confira as tabelas) além de dissertações de participantes da edição anterior que atingiram a nota máxima (1.000 pontos), comentadas por professores. É a primeira vez que um documento voltado somente à redação é publicado.
Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o guia teve tiragem de 1.700.000 cópias, destinadas a escolas públicas, e está disponível também na internet. A redação do Enem se propõe a avaliar cinco competências dos estudantes, entre elas domínio da norma padrão da língua portuguesa, compreensão da proposta e argumentação (confira todas as competências na tabela).

Para professores ouvidos pelo site de VEJA, as alterações – como redução da margem de discrepância entre corretores de 300 para 200 pontos - são benéficas e necessárias. Contudo, ainda precisam ser aprimoradas. Vivian D’Ângelo Carreira, professora de gramática e redação do Cursinho do XI, considera necessário um melhor detalhamento de como cada item é avaliado. Ela utiliza como exemplo a competência I, que avalia o domínio da norma padrão da língua escrita. “Neste caso, olham de forma geral se o aluno errou muito ou errou pouco; ou há um determinado número de pontos para cada erro gramatical?”, questiona. “Os critérios do Enem são muito subjetivos”, considera.


O professor Francisco Platão Savioli, supervisor de português do Sistema Anglo de Ensino, sugere a compilação de amostras de redações para o esclarecimento de eventuais dúvidas. Um bom exemplo é o desvio do tema proposto: “Fuga do tema é zero na redação, mas há alunos que cometem fugas parciais e umas são mais graves que outras. Com a análise de uma amostra de 100 redações, por exemplo, poderíamos estabelecer critérios que fossem atribuíveis a outros casos similares”, diz.


Savioli  também destaca a importância do treinamento dos profissionais que irão corrigir as redações. “Uma equipe bem treinada evita distorções na nota. Tem professor que considera menos grave erro de acento, crase ou vírgula e analisa o texto pela articulação do pensamento e relação dialógica. Já outros são mais rigorosos com o português. É preciso alinhar todos os posicionamentos”, afirma. Segundo o Inep, 4.200 pessoas estão sendo capacitadas para se adequarem às novas exigências.


As provas do Enem serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro. No primeiro dia, os participantes terão quatro horas e meia para fazer as provas de ciências humanas e da natureza. Já no segundo dia, os alunos têm cinco horas e meia para fazer a redação e responder a questões de matemática e linguagens. 

Confira quais são as mudanças na correção do Enem:

Como será feita a correção da redação do Enem 2012

Passo 1 O primeiro avaliador atribui uma nota para cada uma das cinco competências exigidas pelo MEC. Cada competência vale 200 pontos e, portanto, a nota total do aluno pode variar de 0 a 1.000 pontos.
Passo 2 O segundo avaliador repete o processo do primeiro e atribui também uma nota de 0 a 1.000 à redação. Se houver concordância, a nota final será a média aritimética das duas notas.
Desempate Caso haja uma discrepância de 200 pontos entre as duas notas - ou uma diferença de 80 pontos em cada uma das competências avaliadas - um terceiro avaliador é convocado. Até 2011, a margem de diferença era de 300 pontos.
Passo 3 O terceiro avaliador analisa a redação e atribui a ela uma nota entre 0 e 1.000 pontos. Caso não haja discrepância entre o terceiro e pelo um dos outros avaliadores, a nota final será a média aritimética das duas notas que mais se aproximarem. 
Desempate Caso persista a diferença de 200 pontos entre os três avaliadores anteriores, uma banca composta por três outros corretores será convocada.
Passo 4 Após a avaliação dos três integrantes, uma nova final será atribuída ao candidato.

Competências avaliadas no texto

Número 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Número 2 Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Número 3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Número 4 Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Número 5 Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

As razões da nota zero 

Razão 1 Não atender a proposta solicitada ou apresentar outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará "fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual".
Razão 2 Deixar a folha de redação em branco.
Razão 3 Escrever menos de sete linhas na folha de redação, o que configurará "texto insuficiente". Linhas com cópias do texto de apoio fornecido no caderno de questões não serão consideradas na contagem do número mínimo de linhas.
Razão 4 Escrever impropérios, fazer desenhos e outras formas propositais de anulação.

Vem aí a semana do estudante

Estaremos comemorando a semana do estudante de 06 a 10 de agosto próximo com competições entre turmas e alunos nas modalidades de Futsal, Volei, Xadrex, Damas, Desafio do conhecimento, Festival de Talentos e um show de encerramento no dia 10. 
Alunos preparem-se!

Reflexão!

Participar!

Feliz Natal 2011

Isso é vida de professor!

UEPB abre hoje inscrições para vestibular 2013

Instituição oferece 5,2 mil vagas com 50% destinadas ao Sisu e cotas; provas serão realizadas em 2 e 3 de dezembro

As inscrições para o Vestibular 2013 da Universidade Estadual da Paraíba começam hoje. Este ano, a UEPB está oferecendo 5,2 mil vagas, sendo que 50% serão destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e os outros 50% serão para candidatos que optarem pela cota de inclusão e pela cota universal. As inscrições prosseguirão até o dia 15 de agosto e a Comissão Permanente do Vestibular (Comvest) espera que sejam inscritos mais de 30 mil candidatos somente no vestibular tradicional, que está ofertando 2,856.  As provas serão realizadas nos dias 2 e 3 de dezembro nos oito campi da instituição.

Já os alunos que estão inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se cadastrar as vagas oferecidas ao Sisu, após a divulgação do resultado do exame. “Para que os alunos não se confundam, as inscrições que começam na segunda-feira se referem às vagas do vestibular tradicional da UEPB. São um total de duas mil e oitocentos e cinquentas e seis vagas distribuídas nos 41 cursos de graduação que a UEPB oferece. Lembramos também o estudante que está inscrito no Enem, também pode concorrer às vagas do vestibular tradicional”, explicou a presidente.

De acordo com a presidente da Comvest, Ana Alice Rodrigues Sobreira, das 5,2 mil vagas ofertadas no Vestibular 2013, representa um aumento de quase 35% em relação ao total oferecido no ano passado, quando foram ofertadas 3.858. Ela explicou que as inscrições que terão inicio na próxima segunda-feira são para os estudantes que desejam concorrer as 2,856 vagas do vestibular tradicional.

Segundo Ana Alice a expectativa é de que mais de 30 mil alunos se inscrevam durante os 15 de inscrições. Ela disse que ao todo, mais de 23 mil conseguiram isenção da taxa. Os candidatos que não foram contemplados com o benefício terão que pagar uma taxa de R$90.

A reitora da UEPB Marlene Alves, afirmou que a ideia é até 2015 aderir 100% ao Sisu, acabando com o vestibular tradicional. Ela disse a forma de adesão será gradativa até o vestibular de 2015. “Ano passado foi oferecido 25% do total das vagas, esse ano ampliamos para 50%, no vestibular 2014 deve aumentar para 75% até que em 2015 deve-se fechar com 100% do total de vagas. Essa adesão tem que acontecer de forma gradativa, porque a UEPB tem o vestibular tradicional e não podemos acabar com ele de uma hora pra outra. Estamos optando pelo Sistema de Seleção Unificada porque representa também uma forma segura e democrática para acesso do estudante ao ensino superior”, frisou a reitora.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O PODER DA DESTRUIÇÃO

Lamentável sob todos os aspectos os comportamentos de alguns Deputados no dia de hoje, na votação do veto à MP 196! A derrrubada do veto teve 18 votos favoráveis (da oposição), 01 voto favorável pela manutenção e 10 votos em branco, em um total de 29 deputados presentes à sessão. Para a derrubada de um veto são necessários 19 deputados favoráveis (18+01, ou seja, 50% mais 1). Tivemos 18 votos favoráveis, perdemos, portanto, por 01 voto. O grave nessa situação toda foram as ausências de deputados da oposição: Daniella Ribeiro, André Gadelha (lider da oposição) e Marcio Roberto. Presentes os três teríamos alcançado a maioria simples necessária e até mais um pouco.
É de estarrecer porque na aprovação da MP 196 com a Emenda, na Assembléia Legislativa, em semana passada, o placar ao nosso favor foi de 31 a 0, à unamidade. O Governo do Estado usou todo o poder estatal para a destruição das nossas conquistas.
Providências:
A APLP buscará a Justiça para fazer com que o Governo do Estado cumpra com o Plano de Carreira do Magistério Estadual (progressões verticais e horizontais) e até mesmo com a Lei do Piso Salarial Nacional, porque ao vetar a MP 196 o Governo veta o próprio Piso na Paraíba! Estaremos impetrando uma Ação Oridinária visando restabelecer a verdade.
Mobilizar a categoria em todas as regiões com debates, discussões. Organizar a nossa reação.

Vamos à Luta!


Assembleia mantém o veto do governador contrário a MP dos professores



Oposição não conseguiu quórum suficiente para derrubar o veto do governador Ricardo Coutinho (PSB)

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) manteve o veto do governador Ricardo Coutinho (PSB) à Medida Provisória 196/2012, que estabelece a atualização salarial dos professores da rede pública em consonância com o Piso Nacional. A bancada de oposição não conseguiu quórum suficiente para derrubar a matéria durante votação nesta quarta-feira (25).
Para derrubar o veto do governador, seriam necessários 19 votos, no entanto, apenas 18 votaram a favor, enquanto que um deputado votou contra e 10 votaram em branco.
O deputado Trocolli Júnior (PMDB) lamentou a manutenção do veto. “Esta medida traz sérios prejuízos para os nossos professores. Infelizmente eles agora estão vendo o compromisso que esse governo tem com a educação", comentou.
A Medida Provisória 196/2012 assegura aos professores o vencimento inicial da carreira conforme o piso nacional estabelecido na Lei Federal nº 11.738/08.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Proemi

Ensino Médio Inovador será suspenso em escola

Prêmios Escola de Valor e Mestres da Educação é lançado pelo governo

O governador Ricardo Coutinho lançou na manhã desta segunda-feira (23), no Salão Nobre do Palácio da Redenção, os prêmios Escola de Valor e Mestres da Educação. Os prêmios fazem parte do Plano de Gestão Paraíba faz Educação, lançado em agosto de 2011, e está na sua segunda edição.
Podem participar do Prêmio Escola de Valor todas as escolas da rede pública estadual de educação básica, desde que preencham os requisitos do edital, que serão publicados no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (24), data do início das inscrições que serão disponibilizados com os formulários de cadastros na página da Secretaria da Educação no Portal do Governo, www.paraiba.pb.gov.br/educacao.
Em seu programa de rádio semanal “Fala Governador” Ricardo Coutinho explicou critérios para recebimentos dos prêmios. O “Escola de Valor” visa contemplar unidades, que apresentem melhoras nos índices de qualidade de ensino e oferece 14º salário a todos os funcionários. Já o “Mestres da Educação” possibilita que professores com projetos inovadores também sejam beneficiados com salários extras, o que em alguns casos proporcionará docentes com até 15º salário na Rede Estadual de Ensino.
Especialmente nesta segunda-feira o programa “Fala Governador” teve a participação de Emanuel Felipe Mendes Moreira, de 11 anos de idade e aluno do 6º ano da Escola Estadual João Úrsulo, em Santa Rita,. A criança  fez questão de dar um testemunho sobre as mudanças ocorridas em sua escola com a implantação das ações do programa governamental Paraíba Faz Educação, incluindo a Escola de Valor, Mestres da Educação e Escola Integral.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Os melhores classificados no Simulado do 2º Bimestre

Rafael Santos Carvalho                               8,7
Priscila Souto Neves Soares                        7,5
Jefferson Douglas Lima Oliveira                 7,2
Robson Lucena Carneiro                             7,2
Meryellen Ferreira Lopes                            7,2
Débora Lays da Silva Costa                        7,0