quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Reflita!







Bem aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento".
Pv. 3:13
 

Mec vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio

O Ministério da Educação prepara um novo currículo do ensino médio em que as atuais 13 disciplinas sejam distribuídas em apenas quatro áreas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática).
Mudança é boa, mas difícil de aplicar, dizem educadores
Enem será o modelo do novo currículo, afirma Mercadante
A mudança prevê que alunos de escolas públicas e privadas passem a ter, em vez de aulas específicas de biologia, física e química, atividades que integrem estes conteúdos (em ciências da natureza).
A proposta deve ser fechada ainda neste ano e encaminhada para discussão no Conselho Nacional de Educação, conforme a Folha informou ontem. Se aprovada, vai se tornar diretriz para todo o país.
Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os alunos passarão a receber os conteúdos de forma mais integrada, o que facilita a compreensão do que é ensinado.
“O aluno não vai ter mais a dispersão de disciplinas”, afirmou Mercadante ontem, em entrevista à Folha.
Outra vantagem, diz, é que os professores poderão se fixar em uma escola.
Um docente de física, em vez de ensinar a disciplina
em três colégios, por exemplo, fará parte do grupo de ciências da natureza em uma única escola.
Ainda não está definida, porém, como será a distribuição dos docentes nas áreas.
A mudança curricular é uma resposta da pasta à baixa qualidade do ensino médio, especialmente o da rede pública, que concentra 88% das matrículas do país.
Dados do ministério mostram que, em geral, alunos das públicas estão mais de três anos defasados em relação aos das particulares.
Educadores ouvidos pela reportagem afirmaram que a proposta do governo é interessante, mas a implementação é difícil, uma vez que os professores foram formados nas disciplinas específicas.
O secretário da Educação Básica do ministério, Cesar Callegari, diz que os dados do ensino médio forçam a aceleração nas mudanças, mas afirma que o processo será negociado com os Estados, responsáveis pelas escolas.
Já a formação docente, afirma, será articulada com universidades e Capes (órgão da União responsável pela área).
Uma mudança mais imediata deverá ocorrer no material didático. Na compra que deve começar neste ano, a pasta procurará também livros que trabalhem as quatro áreas do conhecimento.
Organização semelhante foi sugerida em 2009, quando o governo anunciou que mandaria verbas a escolas que alterassem seus currículos. O projeto, porém, era de caráter experimental.

Reflita!

Foto

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Paraíba tem nota inferior à média do país, diz levantamento do Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2011) divulgado ontem pelo Ministério da Educação (MEC) revelou que a Paraíba superou as metas estabelecidas para o ensino fundamental e médio em 2011, contudo permanece com notas menores que a média nacional. As notas do Estado também são inferiores à média do próprio Ideb cujo indicador varia em uma escala de 0 a 10. No ensino fundamental, a nota do Ideb ficou em 4,3 pra fase inicial e 3,4 para fase final. Já no ensino médio a Paraíba recuou em 0,1 ponto ficando em 3,3. Os dados da última edição do Ideb foram divulgados ontem pelo MEC.



De acordo com o levantamento, a situação do ensino médio é a mais preocupante no país, uma vez que houve redução de notas em nove dos 27 Estados brasileiros. Além da Paraíba, a qualidade do ensino médio caiu também no Acre, Maranhão, Espírito Santo, Pará, Alagoas, Paraná, Bahia e Rio Grande do Sul. Em 2009, a diminuição das notas foi verificada apenas em Roraima e no Distrito Federal.

Apesar da diminuição da nota do Ideb 2011 no ensino médio, com nota 3,3 a Paraíba também alcançou a meta estabelecida pelo MEC que era de 3,3. Este foi o primeiro resultado onde houve recuo do indicador no Estado. Desde 2005, primeira edição do Ideb no ensino médio, a Paraíba apresentava a evolução das notas, saindo do patamar de 3,0 em 2005, para 3,2 em 2007 e 3,4 em 2009.  

O Ideb do ensino médio da Paraíba foi com a 3ª nota da região Nordeste, ficando o Estado atrás apenas de Pernambuco (3,4), segundo melhor indicador, e do Ceará (3,7) que desde a primeira edição do Ideb, em 2005, apresenta os melhores resultados na região. A média do país, contudo, ficou em 3,7 e está 0,4 acima da nota obtida pelo ensino médio na Paraíba.

Ao divulgar o resultado, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, argumentou que “internacionalmente” o ensino médio continua sendo um “grande desafio” para qualquer sistema educacional. Ele defendeu que o currículo da etapa precisa ser reformulado porque é muito sobrecarregado.  

Por outro lado, o melhor resultado no Ideb na Paraíba, foi apresentado na fase inicial do ensino fundamental. A nota ficou em 4,3 e apresentou uma evolução de 0,4 ponto em relação a 2009 quando o indicador ficou em 3,9 e já superava a meta estabelecida pelo MEC para 2011 que era de 3,8. O resultado do mais recente Ideb na Paraíba foi o terceiro melhor da região Nordeste, ao lado de Pernambuco que teve a mesma nota. No topo do ranking ficaram o Ceará (4,96) e Piauí (4,4). Contudo, a média do país foi bem superior, ficando em 5.

Nas séries finais do ensino fundamental, do 4º ao 8º ano, a Paraíba apresentou melhoria do indicador que subiu de 3,2 em 2009 para 3,4 em 2011. Com o resultado,que apresentou elevação de 0,2, o Estado superou a meta de 3,2 estabelecidos pelo MEC, mas ficou apenas com a 5ª nota na região Nordeste, atrás do Ceará (4,2), Piauí (4,0), Maranhão (3,6), Pernambuco (3,5).

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Aluno branco de escola privada tem nota 21% maior que negro da rede pública

Estado de São Paulo

Recorte inédito de dados de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 nas capitais do País, além de confirmar a distância entre as notas médias dos estudantes de colégios particulares e os de escolas públicas, revela o abismo que separa estudantes brancos e negros das duas redes.
Os números mostram que as notas tiradas pelos alunos brancos de escolas particulares no exame são, em média, 21% superiores às dos negros da rede pública - acima da diferença de 17% entre as notas gerais, independentemente da cor da pele, dos estudantes da rede privada e os da rede pública.
O levantamento também aponta distorções entre os Estados. De acordo com especialistas, esse cenário é o reflexo da desigualdade social e também da diferença dos níveis de qualidade das redes estaduais.
A reserva de vagas por cor de pele está na Lei de Cotas aprovada no Senado na semana passada (mais informações nesta página). O projeto, que precisa ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff, prevê que 50% das vagas das universidade federais sejam reservadas para alunos da escola pública - respeitando critérios de renda e reservas proporcionais por Estado para pretos, pardos e indígenas.
Como a maioria das federais adota o Enem como critério de seleção, o levantamento indica um cenário aproximado sob a nova Lei das Cotas.
Vantagem da escola paga
Por sua vez, a nota média de negros que estudam em escola privada é 15% superior às dos negros da rede pública - próxima dos 17% entre todos os estudantes da rede particular e da rede pública.
Embora em menor dimensão, a variação de desempenho entre negros e brancos dentro da escola pública também é desvantajosa para o primeiro grupo. Na média, os brancos têm médias 3% maiores que os negros. O fato de os negros terem rendimento menor do que os brancos, mesmo dentro da rede pública, tem explicações econômicas e pedagógicas, segundo a diretora do Todos Pela Educação, Priscila Cruz.
Na questão econômica, segundo ela, a explicação é que "entre os pobres, os negros são os mais pobres". O lado pedagógico refletiria a baixa expectativa. "Em uma sala de aula, se uma criança negra começa a apresentar dificuldade, a professora desiste de ensiná-la muito mais rapidamente do que desistiria de um estudante branco."
O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), José Fernandes Lima, ressalta que há um "acúmulo de desigualdades". "Fica claro que temos dois tipos de desigualdade: a social e racial. É a soma de dificuldades", afirma ele, que defende a combinação do fator racial com a cota cujo princípio é a escola pública. "Se os alunos da escola pública entram em desvantagem com a rede privada, os alunos negros da escola pública têm uma desvantagem ainda maior."
Abismos
Segundo Lima, há outros fatores importantes para entender os dados, como a qualidade das redes públicas - principalmente estaduais -, índices de reprovação e até realidades culturais locais.
Essa complexidade de fatores fica clara ao analisar os dados por capitais. O mapa do desempenho pelo fator racial mostra verdadeiros abismos. O negro de Belo Horizonte que estuda em escola pública, por exemplo, tem nota 12% superior à do negro da mesma rede em Manaus. As duas cidades têm os extremos de notas desse grupo: 521,03 e 463,85, respectivamente.
Vitória, capital capixaba, tem uma média de 502,59 nas provas objetivas (sem a redação) dos estudantes negros, a sexta maior entre as capitais. Mas na comparação com os alunos brancos de escolas particulares, a diferença é a maior de todas: os brancos da rede privada têm média 27% superior à dos negros das públicas.
Não por acaso, os negros de escolas públicas de Vitória têm o pior desempenho na comparação com os brancos da mesma rede: nota 8% inferior, demonstrando que as diferenças raciais se reforçam até na mesma realidade escolar daquele Estado. Os negros das escolas particulares não têm o mesmo sucesso em notas que os brancos da mesma rede.
A proporção de negros por Estado, que vai servir como critério para a reserva de vagas nas universidades e escolas técnicas federais, influencia as médias. Salvador, por exemplo, tem uma das maiores proporções de negros na sua população. Apesar da participação maciça desse grupo na escola pública, a diferença de nota para os brancos de escolas privadas bate em 25% - só perde para Vitória.
Textos. Em geral, as diferenças de desempenho entre negros e brancos sempre são menores nas notas das redações. Em Florianópolis, considerando a parte objetiva do Enem, há uma distância de 20% entre a nota média de negros de escolas públicas e a de brancos das particulares. Na redação, essa diferença cai para 8%.
Segundo o professor Francisco Platão Savioli, da USP e do Anglo, a explicação envolve os tipos de competências que a redação consegue avaliar. "A redação não mede um conhecimento momentâneo, mas um conhecimento calcado na experiência de vida, até mesmo na luta contra as contrariedades", diz ele. "O texto avalia competências que outras matérias não avaliam."

sábado, 11 de agosto de 2012

Fotos da semana do estudante










Cotas para universidades

Na Paraíba, as instituições federais adotam o sistema de cotas desde o processo seletivo de 2011. Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 30% das vagas foram destinadas para candidatos vindos do ensino público. De acordo com o presidente da Comissão Permanente do Concurso do Vestibular da UFPB (Coperve), João Lins, o percentual deve ser aumentado para 35% para o próximo ano e 40% para 2014.

No Instituto Federal da Paraíba (IFPB), foram ofertadas entre 20 e 50% das vagas dos cursos técnicos para candidatos vindos da rede pública, além 5% em todas as unidades para portadores de deficiência física. As cotas do IFPB também atingem o Sisu, com 5% para portadores de deficiência, 60% para quem mora no estado e 20% para os candidatos nascidos em Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.
A Universidade Federal da Paraíba (UFCG) é a única instituição federal na Paraíba que não utiliza o sistema de cotas. De acordo com sua assessoria, todo o processo seletivo é feito através do Enem. Com a iminente aprovação da cota em 50%, o colegiado na universidade irá se reunir em 2013 para discutir o sistema de cotas na UFCG.

Resultados final

  FUTSAL
JOGOS DO DIA 06/08/2012
1º JOGO - 1º A (1) X (6) 1º B
2º JOGO - 1º C (4) X (6) 1º D
JOGOS DO DIA 08/08/2012
3º JOGO - 2º A (11) X (0) 2º B
4º JOGO - 3º A (0)   X (4) 3º B
JOGOS DO DIA 09/08/2012
5º JOGO 1º B (4) X (4)1º D (Vencedor no Penaltes - 1º B)
6º JOGO 2º A (7) X (5)3º B
JOGOS DO DIA 10/08/2012
7º JOGO 1º B (3) X (4) 2º A (JOGO FINAL)
CAMPEÃO DO FUTSAL 2º A
GOLEIRO MENOS VASADO - ESRON (2º A)
ARTILHEIRO - FÁBIO (2º A)
  VOLEIBOL
JOGOS DO DIA 06/08/2012
1º JOGO - 1º A X 1º B (NÃO COMPARECERAM)
2º JOGO - 1º D (2) X (0) 2º A (15/09 - 15/12)
3º JOGO - 3º A X 2º B (NÃO COMPARECERAM)
JOGOS DO DIA 07/08/2012
1º B (O) X (W) 1º C
2º A (1)  X (2) 2º B (15/07 - 14/16) - 16/18)
3º B (W) X (0) 2º B
JOGOS DO DIA 08/08/2012
1ºA (O) X (W) 1º C
1º D (2) X (1) 2º B (08/15 - 16/14 - 15/06)
3º A X 2º B (2) (NÃO COMPARECERAM)
SEMI FINAIS: DIA 10/08/2012
1ºC (1) X (2) 1º D (16/14 - 11/15 - 07/15)
2ºB (2) X (0) 1º C (15/11 - 15/04)

FINAIS: DIA 10/08/2012 
 2º B (2) X (0) 1º D (15/08 - 15/07)
CAMPEÃO 2º B

  BALEADO (QUEIMADA)
JOGOS DO DIA 09/08/2012
1º A X 2º B (VENCEDOR 1º A)
1º B X 2º B (VENCEDOR 1º B)
Jogo final com os vencedores dos jogos acima
1º A X 1º B (VENCEDOR 1º B)
 
PREMIAÇÃO
 
ARTILHEIRO FUTSAL - FÁBIO
GOLEIRO MENOS VAZADO - ESRON
CAMPEÃO DO DOMINÓ - MÁRCIO
CAMPEÃO DPO XADREZ - THALES
CAMPEÃO DO BALEADO - 1º B
CAMPEÃO DO VOLEI - 2º B
VICE-CAMPEÃO DO VOLEI 1º D
CAMEÃO DO FUTSAL - 2º A
VICE-CAPEÃO FO FUTSAL - 1º B
QUIZ DO CONHECIMENTO 2º A (RAFAEL/DÉBORA)
SHOW DE TALENTO RAFAEL (1ºD) ( VIOLÃO)

FORAM  DISTRIBUÍDOS TAMBÉM CAMISETA E BOAS COM OS PARTICIPANTES DO SHOW DE TALENTO (THAYNAM/THALES/INGRID/JÉSSICA/DAYANNA/DANIEL)

O objetivo foi plenamente alcançado que foi fazer uma integração dos estudantes através da arte e do esporte. Parabéns a todos os alunos especialmente aos que participaram das disputas. No finl ganharam todos.

Simplesmente Pai!!


Ser pai é acima de tudo, não esperar recompensas.
Mas ficar feliz caso e quando cheguem. É saber fazer o necessário por cima e por dentro da incompreensão.
É aprender a tolerância com os demais e exercitar a dura intolerância (mas compreensão) com os próprios erros.
Ser pai é aprender errando, a hora de falar e de calar.
É contentar-se em ser reserva, coadjuvante, deixado para depois.
Mas jamais falar no momento preciso.
É ter a coragem de ir adiante, tanto para a vida quanto para a morte.
É viver as fraquezas que depois corrigirá no filho, fazendo-se forte em nome dele e de tudo o que terá de viver para compreender e enfrentar.
Ser pai é aprender a ser contestado mesmo quando no auge da lucidez.
É esperar.
É saber que experiência só adianta para quem a tem, e só se tem vivendo.
Portanto, é agüentar a dor de ver os filhos passarem pelos sofrimentos necessários, buscando protegê-los sem que percebam, para que consigam descobrir os próprios caminhos.
Ser pai é saber e calar.
Fazer e guardar.
Dizer e não insistir.
Falar e dizer.
Dosar e controlar-se. Dirigir sem demonstrar.
É ver dor, sofrimento, vício, queda e tocaia, jamais transferindo aos filhos o que, a alma, lhe corrói.
Ser pai é ser bom sem ser fraco.
É jamais transferir aos filhos a quota de sua imperfeição, o seu lado fraco, desvalido e órfão.
Ser pai é aprender a ser ultrapassado, mesmo lutando para se renovar.
É compreender sem demonstrar, e esperar o tempo de colher, ainda que não seja em vida. Ser pai é aprender a sufocar a necessidade de afago e compreensão.
Mas ir às lágrimas quando chegam.
Ser pai é saber ir-se apagando à medida em que mais nítido se faz na personalidade do filho, sempre como influência, jamais como imposição.
É saber ser herói na infância, exemplo na juventude e amizade na idade adulta do filho.
É saber brincar e zangar-se.
É formar sem modelar, ajudar sem cobrar, ensinar sem o demonstrar, sofrer sem contagiar, amar sem receber.
Ser pai é saber receber raiva, incompreensão, antagonismo, atraso mental, inveja, projeção de sentimentos negativos, ódios passageiros, revolta, desilusão e a tudo responder com capacidade de prosseguir sem ofender; de insistir sem mediação, certeza, porto, balanço, arrimo, ponte, mão que abre a gaiola, amor que não prende, fundamento, enigma, pacificação.
Ser pai é atingir o máximo de angústia no máximo de silêncio.
O máximo de convivência no máximo de solidão.
É, enfim, colher a vitória exatamente quando percebe que o filho a quem ajudou a crescer já, dele, não necessita para viver.
É quem se anula na obra que realizou e sorri, sereno, por tudo haver feito para deixar de ser importante.

PAI...FELIZ DIA!!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

JOGOS DO DIA 08/08/2012

FUTSAL
 
JOGO - 2º A (11) X (0) 2º B
JOGO - 3º A (0)   X (4) 3º B




VOLEIBOL

1ºA X 1º C (W X O) para o 1º C
1º D (2) X (1) 2º B
3º A X 2º B não comapreceram
 
 XADREX
 
1ª RODADA:
RAFAEL 2 X 0 JEFERSON
THALES 2 X 0 CLEUBE

2ª RODADA:
RAFAEL 0 X 2 THALES
CLEUBE 0 X 2 JEFERSON

3ª RODADA:
THALES 2 X 0 RAFAEL

RESULTADO FINAL:
THALES 6 PONTOS (CAMPEÃO)
RAFAEL 2 PONTOS (VICE CAMPEÃO)

PROFESSOR RESPONSÁVEL; CARLOS CAVALCANTE

terça-feira, 7 de agosto de 2012

RESULTADOS DOS JOGOS DO DIA 07/08/2012


1º B X 1º C (W X O) PARA O 1º C
2º A(1) X (2) 2º B (15/7 - 14/16 - 16/18)
3º B X 2º B (2) (W X O) PARA O 3º B
Um show de volei dos alunos das duas turmas de 2º ano hoje a tarde, uma partida bem disputada, com muita técnica e garra dos alunos. Parabéns pela partida! 

Amanhã tem mais volei, xadrez e futsal, o dia promete belas disputas.  

Isso é verdade!

Foto

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Resultado dos jogos do dia 06/08/2012


JOGOS DO DIA 06/08/2012
Futsal

1º JOGO - 1º A (1) X (6) 1º B
2º JOGO - 1º C (4) X (6) 1º D

Principais artilheiros: Daniel 3 gools, Osmar 3 gools, Enivaldo 2 gools, João Miguel 2 gools e Fernando 2 gools.

Volei

1º JOGO - 1º A X 1º B (Equipes não compareceram)
2º JOGO - 1º D (2) X (0) 2º A (15/9 e 15/12)
3º JOGO - 3º A X 2º B (Equipes não compareceram)

Tabela dos jogos internos - Semana do Estudante


TABELADOS JOGOS INTERNOS FUTSAL

CHAVE “A” (EQUIPES)
 1º A / 1º B / 1º C / 1º D

CHAVE “B”(EQUIPES)
2º A / 2º B / 3º A / 3º B

JOGOS DO DIA 06/08/2012
1º JOGO - 1º A X 1º B
2º JOGO -1º C X 1º D


JOGOS DO DIA 08/08/2012
3º JOGO - 2º A X 2º B
4º JOGO - 3º A X 3º B


JOGOS DO DIA 10/08/2012
5º JOGO VENC. 1º JOGO X VENC. 2º JOGO
6º JOGO VENC. 3º JOGO X VENC. 4º JOGO

JOGOS DO DIA 10/08/2012
7º JOGO VENC. 5º JOGO X VENC. 6º JOGO (FINAL)

TABELADOS JOSGOS INTERNOS VOLEIBOL

CHAVE “A” (EQUIPES)
1º A / 1º B / 1º C

CHAVE “B”(EQUIPES)
1º D/2º A / 2º B

CHAVE “C”(EQUIPES)
3º A / 3º B/ 2º B (2)

JOGOS DO DIA 06/08/2012
1º JOGO - 1º A X 1º B
2º JOGO - 1º D X 2º A
3º JOGO - 3º A X 2º B

JOGOS DO DIA 07/08/2012
1º B X 1º C
2º A X 2º B
3º B X 2º B (2)

JOGOS DO DIA 08/08/2012
1ºA X 1º C
1º D X 2º B
3º A X 2º B (2)

A EQUIPE VENCEDORA DE CADA GRUPO FARÁ UM TRIANGULAR FINAL NO DIA 10/08/2012


TABELADOS JOSGOS INTERNOS BALEADO (QUEIMADA)

JOGOS DO DIA 09/08/2012
1º A X 1º B
2º A X 2º A (2)
Jogo final com os vencedores dos jogos acima


Que vergonha governador!



domingo, 5 de agosto de 2012

Hora de comemorar

Passamos dos 20000 acessos. É um momento importante e mostra como esse canal de comunicação é relevante para nossa comunidade escolar. Parabéns a todos!

Uma cidade com 427 anos de existência.

Fundada em 1585, João Pessoa já nasceu cidade. Sem nunca ter passado pela designação de vila, povoado ou aldeia, visto que foi fundada pela Cúpula da Fazenda Real, uma Capitania da Coroa, é considerada a terceira cidade mais antiga do Brasil (Mello, 1987).

 

Foto: Vista noturna do Centro Histórico


No início da colonização, quando a colônia brasileira foi dividida em Capitanias Hereditárias, grande parte do atual território paraibano situava-se na então capitania de Itamaracá, sob o domínio de Pero Lopes de Sousa. Posteriormente esta capitania foi desmembrada, dando origem à capitania da Paraíba (Sampaio, 1980). João Pessoa foi criada durante o antigo Sistema Colonial para exercer funções administrativas e comerciais, tomando forma a partir de uma colina à margem direita do Rio Sanhauá (Rodriguez, 1992). 
A cidade de João Pessoa teve vários nomes antes da atual denominação. Primeiro foi chamada de Nossa Senhora das Neves, em 05 de agosto de 1585, em homenagem ao Santo do dia em que foi fundada. Depois foi chamada de Filipéia de Nossa Senhora das Neves, em 29 de outubro de 1585, em atenção ao rei da Espanha D. Felipe II, quando Portugal passou ao domínio Espanhol. Em seguida recebeu o nome de Frederikstadt (Frederica), em 26 de dezembro de 1634, por ocasião da sua conquista pelos holandeses, em homenagem a Sua Alteza, o Príncipe Orange, Frederico Henrique. Novamente mudou de nome, desta vez passando a chamar-se Parahyba, a 01 de fevereiro de 1654, com o retorno ao domínio português, recebendo a mesma denominação que teve a capitania, depois a província e por último o Estado. Em 04 de setembro de 1930, finalmente recebeu o nome de João Pessoa, homenagem prestada ao Presidente do Estado assassinado em Recife por ter negado apoio ao Dr. Júlio Prestes, candidato oficial à Presidência da República, nas eleições de 1930 (Rodriguez, 1991).
A primeira capela da cidade foi erguida onde hoje se situa a catedral metropolitana. Datando do início da colonização, a mesma foi construída para o culto a Nossa Senhora das Neves, padroeira da cidade (Nóbrega, 1982).
Os holandeses, atraídos pela riqueza do açúcar, invadiram a cidade em 1634, passando ela a chamar-se Frederistadt. Assim permaneceu durante 20 anos (Sampaio, 1980). Registros históricos afirmam que a cidade abrigava aproximadamente 1.500 habitantes e 18 engenhos de açúcar na época desta invasão (Mello, 1987). 
Em 1808, a cidade possuía 3.000 moradores, cinco ermidas, uma matriz, três conventos, uma igreja misericórdia com seu hospital. Por sua vez, em 1859 já contava com cerca de 25 mil (Mello, 1987). Até o início do século XIX, a cidade era habitada praticamente por militares, administradores e religiosos. No entanto, com a ampliação do comércio brasileiro em geral, João Pessoa, bem como todo o litoral brasileiro, teve seu povoamento acelerado (Mello, 1987).
Na parte baixa da cidade, encontravam-se os prédios da Alfândega, os armazéns do porto e as casas comerciais (estes prédios ainda hoje podem ser vistos, embora em ruínas). Já na parte alta localizavam-se as construções administrativas, religiosas e os prédios residenciais de padrão alto (Rodriguez, 1992).

Cidade Baixa hoje
Até a década de 1910, a lagoa do Parque Solon de Lucena não permitia o crescimento da cidade em direção ao litoral. Em 1913, no governo de Saturnino de Brito, foi realizado o saneamento da bacia da lagoa, permitindo, com isso, a expansão da cidade em direção ao leste e ao sul . Após permanecer por mais de três séculos restrita às margens do rio Sanhauá e à colina onde fora fundada, a cidade, agora denominada João Pessoa, avança para o leste, em direção às praias, num crescente processo de urbanização que se estende até os dias atuais, com sua população de mais de 500 mil habitantes (Mello, 1987). 
Hoje é a mais bela cidade que afirmamos ser, por todos os motivos, mas especialmente por se a que nos abriga, nos acolhe e nos dá as melhores condições de vida.
Parabéns João Pessoa!
Conjunto de São Francisco

sábado, 4 de agosto de 2012

Paraiba perde Severino Araujo



  • Morreu na tarde desta sexta-feira (3) o maestro Severino Araújo, aos 95 anos, da Orquestra Tabajara, em decorrência de falência de múltiplos órgãos.
    A notícia foi confirmada por Jaime Araújo, irmão de Severino. De acordo com Jaime, Severino estava internado no hospital Ipanema Inn, localizado na zona sul do Rio, há cerca de 20 dias.
    Ainda segundo Jaime, Severino precisou fazer diálise e ficou internado na UTI do hospital após uma infecção urinária.
    O sepultamento está marcado para este sábado (4) no cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio, às 12h.
    Severino esteve à frente da Orquestra Tabaja por mais de 60 anos. Há cinco anos Jaime assumiu o lugar do irmão no comando e administração do grupo.
    Ouça Severino tocando Espinha de Bacalhau.